Churrasco é uma das maiores e mais populares atrações da culinária brasileira

Para se tornar um churrasqueiro profissional, é preciso ter conhecimentos e dominar técnicas que possibilitem a transformação de carnes em pratos saborosos

Curso de Treinamento de Churrasqueiro

Um churrasqueiro devidamente qualificado e, portanto, apto para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, precisa, antes de tudo, entender claramente do que se trata essa profissão e o que se deve saber para começar a colocar as carnes para assar.

A carne, como qualquer outro alimento, possui uma grande quantidade de líquido em seu interior. Quando congelada, os líquidos também congelam e se transformam em cristais de gelo, e essa ação força as fibras. Sendo assim, o ideal é que o congelamento ocorra o mais rápido possível e que o descongelamento seja feito bem lentamente para evitar que os cristais de gelo danifiquem as fibras da carne, o que prejudicará, de alguma forma, a sua qualidade.

É de suma importância que o churrasqueiro também se lembre dos cuidados com a higiene, afinal as carnes enquadram-se na categoria dos alimentos altamente perecíveis, ou com alto risco de contaminação. Portanto, em um ambiente de elaboração de churrascos, a higiene deve ser tratada como prioridade, tanto na matéria-prima quanto nos outros elementos que constituem o ambiente, como os utensílios, equipamentos e o próprio manipulador.

Para a preparação, na maioria das vezes, o sal é o único tempero necessário para se obter um ótimo churrasco. É importante deixar claro que carnes para churrasco não precisam ser temperadas, usa-se apenas o sal para acentuar o paladar, o sabor dessas carnes. E a quantidade a ser colocada deverá ser determinada com bastante cuidado. A recomendação é usar uma quantidade de sal equivalente a 2% do peso da peça de carne que será utilizada.

O curso "Treinamento de Churrasqueiro", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, transmite, de forma eficiente, prática e agradável, todas as técnicas necessárias para transformar o churrasqueiro comum em um profissional de sucesso. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Mário Augusto Vieira, formado em gastronomia, especialista na produção dos mais variados tipos de churrasco.

O aluno aprende sobre segurança alimentar e manipulação dos alimentos, temperos, preparações de molhos, saladas, farofas e sobremesas, além de como assar carne bovina, de frango, de porco e cordeiro.

http://www.youtube.com/watch?v=r7BZIuHEeKo

Marconi Vieira 16-12-2010 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.