Feijoada light para diabéticos

Uma alimentação é balanceada se o cardápio diário é elaborado com o equilíbrio dos alimentos das três principais refeições

A glicose, que é um açúcar, é o principal combustível do nosso organismo. É por meio dele que nossas células produzem energia para realizarem as funções diárias. A glicose, obtida dos alimentos, entra na corrente sanguínea e vai para dentro das células com o auxílio da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Esse órgão está atrás do estômago e contém as chamadas células beta, responsáveis pela secreção de insulina.

Quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente, ou quando nosso organismo não responde bem a essa substância, uma porção menor de glicose penetra nas células. Assim, aumentam os níveis de açúcar no sangue (fora das células). Essa incapacidade do organismo de regular a quantidade de açúcar no sangue é chamada de diabetes.

Um plano alimentar do diabético deve visar o controle metabólico (glicose e lipídeos) e a prevenção de complicações. Deve ser nutricionalmente adequado. Recomenda-se ao diabético a mesma alimentação saudável e equilibrada que todo indivíduo deveria seguir. Dietas que restringem a maior parte dos alimentos, além de nutricionalmente inadequadas, são de difícil uso pelos pacientes.

Uma alimentação é balanceada quando o cardápio diário é elaborado com o equilíbrio dos alimentos nas principais refeições (desjejum, almoço e jantar), com cores variadas e sendo observado o consumo de uma raiz, verduras e grãos, ao menos em uma das três.

Rose Pereira de Deus, coordenadora do Curso Alimentação Saudável para Diabéticos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que é recomendado o menor consumo de proteína animal por semana, substituindo esta pela vegetal, no caso a soja.

Confira a receita de uma deliciosa feijoada light! Feijoada light

Rendimento: 1,7kg (8 pessoas)

Ingredientes

- 2 xícaras de chá de feijão azuki cozido; - 1 xícara de torresmo de soja; - 1 xícara de tofu picado; - 1 cenoura pequena fatiada na forma de palito; - 1/2 xícara de ricota defumada e esfarelada; - 1 xícara de pimentões verde e vermelho, cortados em pedaços pequenos; - 1 xícara de flores de brócolis; - 1/2 xícara de abóbora picada; - 1 nabo pequeno fatiado; - 1 cebola pequena cortada em cubos; - 1/2 xícara de talo de acelga fatiado; - 1/2 xícara de cebolinha picada; - Óleo de canola para refogar; - Gengibre ralado com a casca, a gosto; - Noz-moscada e sal a gosto.

Modo de preparo

- Coloque a carne de soja de molho por 20 minutos em água morna. - Esprema para retirar o excesso de água. - Tempere os torresmos de soja com o suco do limão. Em seguida, parta os pedaços da carne de soja em pedaços menores. - Salpique o sal e a noz-moscada, por cima, misture bem e reserve. - Coloque um pouco de óleo vegetal em uma panela. Refogue o gengibre como você faria com o alho. - Refogue a cebola picada em pedaços grandes com o sal e mexa até ela murchar um pouco. - Acrescente a cenoura picada e misture bem. Tampe a panela para cozinhar um pouco. Não deixe cozinhar demais. - Quando a cenoura estiver no ponto desejado, coloque a carne de soja. - Assim que ferver, adicione o restante dos ingredientes, exceto a ricota, o tofu e o brócolis. - Cubra com mais um pouco de água. -Quando os ingredientes estiverem cozidos, acrescente o feijão e misture. Se precisar, despeje mais um pouco de água.

Agora, você já pode acrescentar os ramos de brócolis, os pedaços de tofu e a ricota esfarelada. Tampe a panela e espere só um pouco para que os últimos ingredientes absorvam o tempero. Está pronta a feijoada!

Equipe de Redação 02-03-2012 Culinária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.