Patês somam praticidade e sofisticação

Para a elaboração da base, é necessário requeijão, maionese e creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Curso de Treinamento de Chapeiro e Lancheiro

De modo semelhante aos lanches quentes, os lanches frios também são classificados em simples, de três camadas, cobertos, abertos e de fantasia. Além disso, a composição é a mesma, ou seja, eles são constituídos por pão, recheio, adesivo e guarnição. A diferença básica entre eles é que, nos lanches frios, usam-se apenas alimentos frios e há sempre um ingrediente em comum, que é o patê.

Para se obter patês, são utilizados alguns ingredientes para elaborar a base e outros para dar sabor, sendo que este dará o nome ao patê. Portanto, a base é a mesma para qualquer patê, mas o seu sabor poderá mudar dependendo do ingrediente utilizado. Assim, o patê de azeitona é obtido utilizando azeitonas picadas, e no de atum, o sabor é dado por atum, cebolinha e salsinha picada.

Para a elaboração da base, é necessário requeijão, maionese e creme de leite fresco batido em ponto de chantilly. É necessário tomar cuidado ao misturar o creme de leite com os outros dois ingredientes, pois ele deve ser acrescentado bem devagar, para evitar a perda do ar que lhe foi agregado ao ser batido. Com isso, a cremosidade do patê está garantida.

Segundo o professor André Ansanelli, coordenador técnico do curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "existem inúmeros tipos de patês e diversos pratos e lanches em que eles podem ser usados. Esses poderão ser servidos tanto como entrada, em restaurantes e bares, quanto em casa, na recepção de visitas. E o mais importante, sempre com praticidade e sofisticação."

http://www.youtube.com/watch?v=htNcJS4h_hE

Marconi Vieira 10-03-2011 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.