Planejamento estratégico para abrir uma padaria

Independente dos produtos escolhidos para serem vendidos, a sua padaria precisará oferecer mais produtos, além dos tradicionais

O planejamento estratégico faz parte do plano de negócios e consiste em estabelecer todas as diretrizes necessárias para implantar uma padaria. Trata-se, então, de um processo que tem como finalidade direcionar e conduzir as atividades empreendedoras, visando à implantação, à organização e ao crescimento de forma eficiente. Um planejamento estratégico é constituído por ações e tarefas específicas que contribuem para o alcance dos objetivos propostos para a empresa.

O planejamento estratégico deverá ser esmiuçado, estudado, compreendido e dominado para que você consiga tomar decisões corretas como empresário. Para isso, as principais preocupações   deverão ser as seguintes: localização; instalações; produtos; equipamentos e utensílios; layout de exposição; e funcionários. Confira detalhes de algumas delas:

Localização

A definição do ponto comercial é um dos itens mais importantes para o sucesso de qualquer empreendimento comercial. Ela deverá ser feita com base em informações obtidas em sua pesquisa de mercado e no tipo de padaria que deseja montar.

A definição do local exato onde a padaria será implantada deve levar em consideração alguns pontos importantes:

  • fácil acesso para os clientes;
  • a disponibilidade de estacionamento;
  • a distância média até as residências dos consumidores;
  • as características do imóvel;
  • proximidade de estabelecimentos comercias.

Produtos

Independente dos produtos escolhidos para serem vendidos, a sua padaria precisará oferecer mais produtos, além dos tradicionais. Estudos demonstram que a melhor condição é a padaria oferecer produtos de fabricação própria e outros adquiridos junto aos fornecedores, já prontos para o consumo. Sugestões: pães, bolos, tortas, frios, lanches, produtos de conveniência, pão francês, pão doce comum, pão de hambúrguer, pão de queijo, pão de leite, pão de cachorro quente, bisnaga, croissant, pão de forma, pão sovado, baguete comum, pão de milho, rosca, pão careca, baguete recheada, pão de coco, pão com frios.

Layout de exposição

Planejar a forma como os produtos serão expostos é uma tarefa muito importante. É preciso prever cautelosamente os locais estratégicos para cada tipo de produto, de tal forma que os clientes possam ter contato com os mesmos, sem maiores dificuldades. Além disso, é importante planejar a entrada dos clientes por uma porta e a saída por outra, assim eles percorrerão todo o setor de exposição de produtos. Essa parece ser a melhor estratégia.

Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, coordenador do Curso Como Montar e Administrar uma Padaria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "geralmente, faz-se a entrada do estabelecimento pelo lado direito e a saída pelo esquerdo, de tal forma que os clientes percorram a padaria caminhando no sentido anti-horário. Ao longo desse percurso, os clientes terão condições de entrarem em contato com os diversos produtos oferecidos, de maneira ordenada e sequencial".

Equipe de Redação 13-09-2012 Panificação
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