Frutas cristalizadas - preparo dos frutos

O processo de cristalização das frutas se dá por meio da substituição de parte da água das mesmas por açúcar. Para tal, faz-se o uso de uma tecnologia adequada, até o ponto de impedir a deterioração das frutas. Elas podem ser transparentes ou recobertas com uma camada de cristais de açúcar.

Conheça quais são as etapas para o preparo dos frutos para produção de frutas cristalizadas

  As frutas, geralmente, são cortadas em fatias, metades, rodelas, tiras ou cubos, dependendo do tamanho

O processo de cristalização das frutas se dá por meio da substituição de parte da água das mesmas por açúcar. Para tal, faz-se o uso de uma tecnologia adequada, até o ponto de impedir a deterioração das frutas. Elas podem ser transparentes ou recobertas com uma camada de cristais de açúcar.

Preparo dos frutos Descascamento

Essa operação pode ser executada tanto manual como mecanicamente, dependendo do tipo de fruta e infraestrutura da unidade de processamento.

Todas as frutas podem ser descascadas manualmente, com auxílio de facas inox, bem afiadas, permitindo a retirada da casca com espessura uniforme. O rendimento e os resultados podem ser muito bons, quando essa operação é executada por funcionários treinados.

As frutas cítricas normalmente são lixadas ou raladas para a retirada de imperfeições e da camada superficial da casca. Para a limpeza dos figos, recomenda-se a utilização de sal fino ou grosso, colocado em pequenas porções juntamente com os figos, em saco de tecido e atritados uns contra os outros, apoiados em uma superfície lisa.

Corte

As frutas, geralmente, são cortadas em fatias, metades, rodelas, tiras ou cubos, dependendo do tamanho.

Normalmente, essa etapa é feita manualmente, utilizando-se facas de aço inoxidável. Algumas frutas devem ter seus caroços e sementes removidos com o auxílio de palitos, facas ou colheres.

Pré-cozimento

O pré-cozimento é utilizado como etapa inicial do preparo de alguns frutos, e tem como objetivo iniciar o amolecimento da polpa e desativar enzimas. Frutas como mamão, laranja, figo e caju são submetidos a um pré-cozimento rápido, antes de serem levados ao xarope. As frutas não devem ser excessivamente cozidas, para que não venham a se desmanchar nas etapas seguintes do processamento. O abacaxi deve ser cozido diretamente no xarope.

Curtimento

As frutas cítricas e o figo devem ser submetidos a um processo denominado "curtimento", com a finalidade de remover o amargor proveniente da matéria-prima. O "curtimento" se inicia com um pré-cozimento, quando os frutos são mantidos em água fervente, por aproximadamente 15 minutos, cobertos com um tecido para uma cocção homogênea e manutenção da uniformidade de cor e textura. Em complementação, os frutos, depois de resfriados naturalmente, são mantidos imersos em água fria durante dois ou mais dias até o desaparecimento do amargor. É necessário que se faça a troca da água, cerca de quatro vezes ao dia, para evitar a fermentação dos frutos e acelerar a retirada do amargor.

Preparo do Xarope

A água usada para o preparo do xarope deve ser potável. O xarope deve permanecer líquido e transparente, isento de cristais. Deve ser claro e não caramelizar durante o processo, para evitar o escurecimento das frutas. Não deve ser excessivamente doce.

O açúcar deve ser bem dissolvido na água antes de ser levado ao fogo e o xarope deve ser concentrado até o ponto desejado, sem ser mexido durante o aquecimento para evitar a formação de cristais.

Saturação dos Frutos

É a impregnação do açúcar no fruto. Acontece por meio da troca do suco da fruta pelo açúcar do xarope até ocorrer o equilíbrio, quando o fruto fica com a mesma concentração de açúcar do xarope. A saturação é o ponto fundamental do processo de cristalização. Se o fruto não estiver totalmente saturado de açúcar, ele "mela" depois de cristalizado. O fruto com saturação ótima apresenta aspecto brilhante e está totalmente impregnado de açúcar.

Cristalização

Completando-se a saturação dos frutos, passa-se à etapa final da cristalização. Essa etapa consiste no aquecimento e na drenagem do doce, antes de colocá-lo no xarope novo. Em seguida, deixa-se o xarope ferver, até que os doces percam momentaneamente a transparência.

Retira-se a panela do fogo, colocando-a inclinada sobre um suporte. Os doces são colocados na parte superior da panela. Bate-se o xarope até que comece a ficar pesado e modificar sua coloração, ficando fosco.

Os doces são regados com o xarope por uma ou duas vezes. Após ter escorrido o excesso de xarope aderido aos pedaços de doce, eles são retirados do tacho e colocados sobre uma peneira para escorrer e esfriar. Depois de frios, os doces são transferidos para uma vasilha forrada com papel impermeável.

Confira outras fases do preparo dos frutos como: Cozimento das Frutas no Xarope, Preparo do Xarope para Cristalização, Embalagem, Rotulagem, Armazenamento, acessando o Curso Como Produzir Frutas Cristalizadas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 01-07-2013 Receita Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.