Aprenda a produzir frutas cristalizadas

Frutas cristalizadas podem ter vida de prateleira de até 30 dias

Técnicas de produção de frutas cristalizadas

A produção de doces foi um meio encontrado pelos produtores rurais para aproveitar os excedentes da produção de frutas e tê-las disponíveis na entressafra. Com a modernização da sociedade, a tradição de fazer doces em casa não se perdeu, pelo contrário, ampliou-se e tornou-se uma boa alternativa para complementação da renda familiar.

Os fabricantes de doces caseiros que produzem com excelência têm um mercado garantido. A boa qualidade desses produtos envolve diversos aspectos como higiene na fabricação, boa aparência, sabor agradável, embalagem adequada, boa apresentação e regularidade da oferta.

As frutas cristalizadas são produzidas por meio da substituição de parte da água que constitui o fruto por açúcar, pela utilização de tecnologia adequada, até o ponto de impedir sua deterioração. Elas podem ser transparentes ou recobertas com uma camada de cristais de açúcar. Quando se emprega a tecnologia correta e as frutas cristalizadas são embaladas e armazenadas em condições adequadas, elas têm vida de prateleira de 20 a 30 dias.

O curso “Como Produzir Frutas Cristalizadas”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta a tecnologia de fabricação de frutas cristalizadas, objetivando melhorar a qualidade e a eficiência na produção caseira de doces. As técnicas podem ser aplicadas para consumo próprio ou para comercialização. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da economista doméstica Maria da Graça Lima Bragança, coordenadora técnica do projeto Bem-Estar Social da EMATER - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=W0mbzy0qFaM

Marconi Vieira 23-11-2010 Receita Caseira

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.