Treinamento de gerentes para a segurança alimentar

O gerente precisa evitar que um alimento chegue contaminado no estabelecimento ou que seja contaminado durante os processos de manipulação e de preparação

Apesar de parecer simples, lidar com alimentos é uma tarefa delicada, que envolve conhecimentos e critérios técnicos. Por isso, precisa ser realizada na presença de profissionais capacitados, que possuam conhecimentos teóricos e práticos. Quando os cuidados necessários não são tomados, são grandes os riscos à saúde de quem consome os alimentos, podendo ocorrer uma contaminação alimentar que, por sua vez, causará desconforto, doenças e, em alguns casos, a morte.

A contaminação pode ocorrer através do armazenamento ou da manipulação inadequada. Indiscutivelmente, o alimento exerce influência na qualidade de vida do ser humano, quer seja pelo seu valor nutritivo, quer seja pela sua capacidade de veicular patologias, quando as normas de higiene não são observadas corretamente.

Porém, fatos dessa natureza podem ser evitados, se os profissionais de estabelecimentos que lidam com alimentos adotarem cuidados práticos, que reduzirão consideravelmente as possibilidades de contaminação dos alimentos oferecidos à clientela.

O gerente é aquele que dirige e administra negócios, bens e serviços. Resumindo, a missão dele é fazer com que o estabelecimento tenha o melhor rendimento possível, possibilitando a obtenção de bons lucros.

Nesse sentido, o gerente dos estabelecimentos que trabalham com alimentos exerce papel fundamental no bom funcionamento desses locais. Ele gerenciará todos os trabalhos, desde a realização da compra dos produtos, o acompanhamento e a orientação dos demais funcionários em suas tarefas à averiguação das condições das instalações. Esse profissional cumprirá, principalmente, o papel de exigir que as técnicas de manipulação de alimentos sejam executadas sem erros.

Adriana Lara Fonseca, coordenadora do Curso Segurança Alimentar - Treinamento de Gerentes, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que, além de conhecer as técnicas de manipulação, o gerente de um restaurante ou de uma lanchonete precisará se preocupar com outros fatores indispensáveis. Ele deverá adotar procedimentos que evitem problemas, como, por exemplo, a chegada de um alimento contaminado em seu estabelecimento ou a contaminação durante os processos de manipulação e de preparação.

Equipe de Redação 23-02-2012 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.