Alimentos que controlam o colesterol alto

Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são remédio poderosos para controlar tanto o colesterol bom (HDL) como o ruim (LDL). A solução para o problema do colesterol alto definitivamente está em uma alimentação regrada e controlada, remédios não trabalham sozinhos.

Peixes, oleaginosas, chocolate amargo, aveia, azeite, alcachofra e vinho são alguns dos alimentos que controlam o colesterol

Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são remédio poderosos para controlar  tanto o colesterol bom (HDL) como o ruim (LDL). A solução para o problema do colesterol alto definitivamente está em uma alimentação regrada e controlada, remédios não trabalham sozinhos.

Conheças alguns alimentos que podem colaborar para o controle do seu colesterol alto: Peixes: São ricas fontes de ácido graxo e ômega 3. Trata-se de uma gordura insaturada encontrada em peixes de água fria, que ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos, do risco de formação de coágulos e torna o sangue mais fluido.

Oleaginosas: As nozes e as castanhas contêm grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir contra vários tipos de câncer. As oleaginosas contêm  grande quantidade de arginina que atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração. Chocolate amargo: o chocolate amargo é rico em flavonoides (substâncias que diminuem o LDL). Você pode acrescentar 30 g do chocolate amargo à sua alimentação diariamente. No dia que não consumir essa porção não a acumule no dia seguinte.

Aveia: a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que se transforma em substâncias benéficas ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia e inibe a absorção de gordura. Azeite: é fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica, faz bem ao aparelho circulatório. O azeite é uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

Alcachofra: as fibras do alcachofra  são resistentes à ação de enzimas, dessa forma diminuem os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos,  reduz o risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração. Consumir uma porção de 100 g que possui 50 calorias é uma boa opção. Vinho: o consumo moderado do vinho, uma dose por dia, promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis do colesterol bom (HDL).

Açaí: boa parte do açaí é coposto de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Estas gorduras são benéficas, auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o colesterol bom (HDL), contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto.

Confira outras dicas para ter uma alimentação saudável, acessando o Curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 12-07-2013 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.