Arroz e feijão - saiba quais são os benefícios nutricionais desses alimentos

O tradicional cardápio brasileiro, composto por arroz e feijão, é uma boa opção. Além de versátil, ele possui nutrientes importantes para a saúde de toda a família. As proteínas do feijão combinadas com as do arroz, especialmente do arroz integral, torna-se uma fonte completa de proteínas. Na

A combinação "feijão com o arroz" é rica fonte de proteínas para o organismo

 

Na proporção de uma medida de feijão para duas de arroz, os aminoácidos quem faltam em um são encontrados no outro. Foto: Reprodução

O tradicional cardápio brasileiro, composto por arroz e feijão, é uma boa opção. Além de versátil, ele possui nutrientes importantes para a saúde de toda a família.

A combinação "feijão com o arroz", especialmente do arroz integral, é rica fonte de proteínas para o organismo. Para ser ter ideia, na proporção de uma medida de feijão para duas de arroz, os aminoácidos quem faltam em um ingrediente são encontrados no outro.

O arroz possui vários benefícios, é rico em vitaminas do complexo B, proteínas e ferro. É um alimento rico em amido, fornece energia e contribui para a absorção de proteína, além de ser um alimento de fácil digestão e raramente provocar alergias. O feijão, por sua vez, contém mais proteínas do que qualquer outro alimento de fonte vegetal, sendo fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.

O arroz, se for integral, é ainda mais rico em nutrientes e fibras. O feijão, como as outras leguminosas (lentilha, ervilha seca, fava, soja e grão-de-bico), quando cozido, contém até 11% de proteína e ainda é rico em fibras, vitaminas do complexo B, ferro e cálcio.

Para aumentar a absorção do ferro do feijão é preciso comer alimentos ricos em vitaminas C na mesma refeição, provenientes de legumes, frutas e verduras. O consumo de feijão está associada a diminuição de riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e, até mesmo, neoplasias.

Não deixe de incluir o arroz e o feijão em sua alimentação diária, os benefícios serão de grande valor. Confira mais informações, acessando o Curso Alimentação Saudável, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.



Equipe de Redação 18-12-2013 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.