Pessoas que trabalham com alimentação devem ter carteira de saúde atualizada

Todo funcionário com doença infecciosa não poderá, de modo algum, manipular alimentos

Curso Como Fazer Tortas de Vitrine - Higiene

Quem manipula os alimentos deve trajar uniforme, calçados, meia, máscara, prendedor e touca nos cabelos, de preferência tudo na cor branca. As unhas devem estar aparadas e sem esmalte, e o confeiteiro não deve usar anéis, relógios nem pulseiras.

Uma verdadeira guerra sem trégua deve ser travada todos os dias contra os microrganismos, pois, em virtude da umidade e do calor ambiente, as cozinhas são o lugar ideal para fungos e bactérias proliferarem, e a noção de como isso ocorre tem que ser repassada aos funcionários, conscientizando-os das suas responsabilidades, tais como: usar instrumentos diferentes para manipular alimentos crus e cozidos; armazenar os alimentos, agrupando-os por tipos e sempre muito bem tampados; e estocar alimentos em lugares secos, usando a regra “o que entra primeiro sai primeiro”.

O lixo deve estar longe da área de manipulação de alimentos, de preferência do lado de fora. Outro aspecto que merece atenção é a conservação da torta durante a preparação. É importante que, entre as etapas, enquanto se espera a confecção da calda, ou do recheio, por exemplo, nenhum alimento fique exposto ao ar sem refrigeração. Outro detalhe é usar luvas sempre que for tocar no alimento que não irá mais ao fogo.

De acordo com a professora Vanessa Campos, coordenadora técnica do curso Como Fazer Tortas de Vitrine, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “é muito importante a noção que o confeiteiro e seus auxiliares devem ter sobre assepsia e sobre a contaminação de alimentos. Portanto, exija dos seus funcionários que lavem bem as mãos com detergente antes de começar a trabalhar, todas as vezes que recomeçar o trabalho, e entre um procedimento e outro”.

Todas as pessoas que trabalham com alimentação devem ter carteira de saúde devidamente atualizada, e todo funcionário com doença infecciosa não poderá, de modo algum, manipular alimentos.

http://www.youtube.com/watch?v=l5ghV-aJEzY

Marconi Vieira 13-01-2011 Segurança Alimentar

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.