Higiene pode afetar diretamente na qualidade dos alimentos

A busca por melhorias nos padrões de higiene adotados na cozinha deve ser uma preocupação constante

Curso de Treinamento de Chapeiro e Lancheiro

Pode-se definir higiene como sendo um conjunto de práticas realizadas de forma constante, visando proporcionar benefícios ao homem. Mas, em um sentido mais amplo, ela engloba todos os hábitos e condutas padronizados que possam prevenir doenças e  manter a saúde do homem, seja individualmente ou coletivamente.

Portanto, em um ambiente de elaboração de alimentos, a higiene se faz necessária não somente nos alimentos produzidos e na matéria-prima que os compõe, mas também em todos os outros elementos, como manipulador, utensílios e equipamentos, local, entre outros existentes no ambiente e que serão envolvidos na produção.

Sendo assim, o especialista em produção de lanches André Ansanelli, coordenador técnico do curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aconselha que "a busca por melhorias nos padrões de higiene adotados na cozinha deve ser uma preocupação constante".

Devido a isso, estabelecimentos como lanchonetes, por exemplo, devem produzir alimentos seguindo as leis e recomendações dos órgãos sanitários e orientar seus colaboradores sobre as boas práticas a serem adotadas na execução dos serviços. No Brasil, o órgão responsável pela elaboração desses padrões é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

http://www.youtube.com/watch?v=uhXLHS0NZ8g

Marconi Vieira 15-12-2010 Segurança Alimentar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.