Alimentos e bebidas é um serviço que atrai hóspedes para o hotel

Esse setor tem grande importância na receita do negócio, chegando a representar, no mínimo,  25% de seu total

Lidar com alimentos e bebidas na hotelaria é uma das atividades mais complexas e envolve custos relativamente altos, se comparados à  hospedagem. No entanto, nem por isso deixa de ter o seu "glamour" quando bem trabalhado.

No contexto da receita global, esse departamento tem grande importância para o hotel, por representar, no mínimo, 25% de seu total e contribuir para atrair eventos que, por sua vez, acabam trazendo hóspedes.  Por isso, trabalhar na elaboração de alimentos e bebidas em um estabelecimento hoteleiro é mais complexo do que gerenciar um simples restaurante. No curso Como Administrar Hotéis, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Lairson Lopes Sena comenta que "muitas vezes, essa é considerada uma área crítica da gestão hoteleira. Por isso, muitos hotéis acabam terceirizando esse setor, o que pode comprometer a imagem, se o serviço não for bem prestado". Em hotéis pequenos e pousadas, geralmente, o serviço se resume ao café da manhã e ao minibar. Em hotéis de maior porte, pode haver um setor exclusivo de catering. Os estabelecimentos que captam negócios na área de convenções e encontros têm necessidades especiais, como vários coffee breaks, recepções e serviços de alimentação diversos. Os eventos com banquete são mais lucrativos que as operações de um restaurante de hotel. Neles, pode ser oferecido um menu especial, com margem de lucro maior. Além disso, sabe-se com antecedência a quantidade de refeições que deve ser servida, o que facilita o dimensionamento da mão de obra e da quantidade de alimentos, diminuindo os desperdícios. Em hotéis que têm restaurantes, de 60 a 70% da receita vem dos apartamentos e 20 a 30% do setor de alimentos e bebidas. Apesar disso, muitas vezes, alguns hóspedes frequentam o hotel somente  por causa dos serviços oferecidos por esse departamento. Texto de: Ariádine Morgan

Tecnologia e Treinamento 05-08-2011 Hotelaria
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.