Comece recebendo muito bem o seu cliente. Em alguns restaurantes, de padrão mais elevado, quem recepciona o cliente é o maître, que deve cumprimentá-lo e abrir a porta para a sua passagem. Em seguida deve-se acompanhar o cliente até o salão e lhe oferecer alternativas de mesas caso haja. Deve-se, também, levá-lo até o local escolhido para acomodá-lo.
Apresente o cardápio ao seu cliente e fique atento à seguinte dica: a apresentação do cardápio é feita pela direita. Em ordem, deve-se entregá-lo primeiro para as senhoras, depois para os homens e, por último, ao anfitrião. Esse trabalho cabe ao maître ou ao garçom.
A partir daí, o atendimento ao cliente envolve os seguintes passos:Após preencher a comanda com o pedido do cliente, o garçom vai até a entrada da cozinha para passá-lo ao chef de cozinha. O pedido de bebidas deve ser encaminhado ao bar de serviço. Ao retirar o pedido na cozinha, o garçom deve verificar se realmente corresponde ao solicitado pelos seus clientes. Depois, deve colocar o prato em uma bandeja e transportá-lo para a mesa do cliente.
As bebidasAs bebidas alcoólicas se dividem em grupos, segundo o processo de elaboração:
Na categoria dos vinhos temos o branco, o tinto, o rosado, o champagne, que é um vinho espumante, o vinho do porto e o vinho madeira, além de outros tipos mais elaborados. Os licores podem ser elaborados a partir do processo de infusão, destilação ou de filtração, ou pela combinação de mais de um desses processos.
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