Como atender bem em seu restaurante

Comece recebendo muito bem o seu cliente. Em alguns restaurantes, de padrão mais elevado, quem recepciona o cliente é o maître, que deve cumprimentá-lo e abrir a porta para a sua passagem. Em seguida deve-se acompanhar o cliente até o salão e lhe oferecer alternativas de mesas caso haja. Deve-se,

Os pedidos feitos em seu restaurante devem ser anotados na ordem em que serão servidos. Por exemplo, o prato de entrada deve ser anotado antes do prato principal

  Ao retirar o pedido na cozinha, o garçom deve verificar se realmente corresponde ao solicitado pelos seus clientes.Ao retirar o pedido na cozinha, o garçom deve verificar se realmente corresponde ao solicitado pelos seus clientes

Comece recebendo muito bem o seu cliente. Em alguns restaurantes, de padrão mais elevado, quem recepciona o cliente é o maître, que deve cumprimentá-lo e abrir a porta para a sua passagem. Em seguida deve-se acompanhar o cliente até o salão e lhe oferecer alternativas de mesas caso haja. Deve-se, também, levá-lo até o local escolhido para acomodá-lo.

Apresente o cardápio ao seu cliente e fique atento à seguinte dica: a apresentação do cardápio é feita pela direita. Em ordem, deve-se entregá-lo primeiro para as senhoras, depois para os homens e, por último, ao anfitrião. Esse trabalho cabe ao maître ou ao garçom.

A partir daí, o atendimento ao cliente envolve os seguintes passos:
  • O garçom deve perguntar ao cliente se ele aceita um aperitivo. Se positivo, deve-se providenciar a bebida e servi-la.
  • Leve, imediatamente, o couvert. O couvert é o primeiro alimento servido ao cliente. Pode ser feito antes da bebida ou logo após o pedido da mesma. Caso o cliente o recuse, o garçom deve retorná-lo para a cozinha.
  • Anote os pedidos do cliente em uma comanda.
  • Os pedidos devem ser anotados na ordem em que serão servidos. Por exemplo, o prato de entrada deve ser anotado antes do prato principal.
  • A comanda deve ser preenchida na frente dos clientes.
  • Deve ser feita uma comanda para alimentos e outra para bebidas.
  • É preciso anotar os detalhes de cada prato, como carne bem passada, etc.
  • Quando houver mais pessoas numa mesma mesa, e cada uma fizer um pedido diferente, o garçom deve identificar de quem é o pedido, para que, na hora de servir, não haja confusão e não seja necessário perguntar quem pediu o prato.

Após preencher a comanda com o pedido do cliente, o garçom vai até a entrada da cozinha para passá-lo ao chef de cozinha. O pedido de bebidas deve ser encaminhado ao bar de serviço. Ao retirar o pedido na cozinha, o garçom deve verificar se realmente corresponde ao solicitado pelos seus clientes. Depois, deve colocar o prato em uma bandeja e transportá-lo para a mesa do cliente.

As bebidas

As bebidas alcoólicas se dividem em grupos, segundo o processo de elaboração:

  • bebidas fermentadas: cerveja, saquê, vinhos e sidra.
  • bebidas destiladas: aguardente, uísques, rum, tequila, vodka, gim.
  • bebidas obtidas pelo processo de infusão, a partir de bebidas fermentadas ou destilas como licores.

Na categoria dos vinhos temos o branco, o tinto, o rosado, o champagne, que é um vinho espumante, o vinho do porto e o vinho madeira, além de outros tipos mais elaborados. Os licores podem ser elaborados a partir do processo de infusão, destilação ou de filtração, ou pela combinação de mais de um desses processos.

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Equipe de Redação 22-11-2012 Hotelaria
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