A análise de mercado é um processo adotado pelos hotéis para estudar o desenvolvimento e as tendências dos mercados em que atuam. Essa análise tem por finalidade o aprofundamento do conhecimento avaliando a posição relativa do hotel. A análise de mercado procura diagnosticar duas frentes:
Oportunidades: analisar antecipadamente as situações ou tendências futuras potencialmente favoráveis, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para o sucesso do hotel.
Ameaças: analisar antecipadamente situações ou tendências futuras potencialmente desfavoráveis, dadas a sua relevância e a grande probabilidade de ocorrência, podendo enfraquecer a posição competitiva do hotel.
A análise de mercado pode ser quantitativa ou qualitativa.
Análise de mercado quantitativa
Fazer o estudo do mercado pode auxiliar o sucesso de seu empreendimento no ramo da hotelaria. Conhecer e monitorar o mercado te tornará apto a identificar as oportunidades e ameaças que possam ocorrer e interferir em seu negócio.
A análise de mercado quantitativa é uma ótima opção para fazer o estudo do mercado, pois ela fornece parâmetros de informação predominantemente racionais (dados e números) que poderão auxiliar você, empresário, a traçar estratégias.
Alguns exemplos de parâmetros racionais são: levantamento do número total de reservas no mercado para determinado período, níveis de preços praticados por todas as empresas que compõem o mercado, análise da sazonalidade, levantamento do crescimento, ou da redução, de outros mercados que possam, direta, ou indiretamente, afetar as atividades de um hotel (como do mercado turístico ou do mercado da aviação).
Análise de mercado qualitativa
Pensando no mercado de hospedagem, a formulação de algumas questões pode ajudar no entendimento do conceito de análise de mercado qualitativa:
Você concorda que, para que um hotel aumente o número de reservas, é necessário que:
Alexandre Augusto Martins, coordenador do Curso Marketing em Hotelaria, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que isso é conhecer o mercado consumidor, é a chamada análise de mercado qualitativa. Com ela, você pode levantar e identificar, por meio de pesquisas, o perfil dos consumidores e, além dele, as necessidades, os desejos e as expectativas que possuem, favorecendo a tomada de decisões dos empresários e a maneira como tocarão os negócios.