Antes de criar uma empresa ou começar qualquer negócio, é necessário fazer um planejamento bem cuidadoso. Um plano de negócios é um documento que descreve por escrito quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Se isso for feito, é possível identificar e minimizar os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Para montar uma empresa de organização de eventos, é preciso que o empresário reúna uma série de informações fundamentais, como conhecer o mercado, definir os objetivos que quer atingir e planejar o que vai ser colocado em prática.
O professor Antônio Máximo Borba, coordenador técnico do curso Planejamento e Organização de Eventos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aconselha, "durante o planejamento, é recomendável que o empreendedor procure um órgão de apoio a empresas, como o SEBRAE ou IBGE, para obter informações sobre o setor que pretende ingressar e conhecer melhor seu mercado-alvo."
Na pesquisa de mercado é preciso investigar, também, o número de concorrentes na mesma cidade ou área em que se pretende atuar, além da quantidade de eventos em que esses estão envolvidos. O sucesso de qualquer negócio depende de um bom planejamento.
http://www.youtube.com/watch?v=n4Ms0gN7VFw