Cuidados com as plantas

A limpeza do canteiro também é um trato cultural que melhora o aspecto visual do jardim

 

Uma questão importantíssima é a atenção ao ciclo de vida das plantas. Muitas vezes um vegetal pode estar definhando por conta da idade, e não por falta de adubo ou água. Com algumas plantas, essa preocupação é menor, pois são plantas perenes. Entretanto, existem plantas que são anuais, que após a florada fenecem. Estas têm de ser trocadas ao final de cada ciclo, como é o caso de plantas  como o cravo e a petúnia. A presença de plantas anuais exige que o responsável pela manutenção deva estar preparado para o replantio na época adequada.

Entretanto, mesmo se a planta for perene, pode apresentar características de sazonalidade. Como, por exemplo, o bico de papagaio, que dá belas brácteas coloridas durante praticamente todo o ano, e que vivem por até três meses. Sem essas brácteas, a inflorescência perde quase toda a sua beleza. Se a planta não as está produzindo, certamente há um problema com o exemplar. Outro caso interessante é o da azaleia, que tem sua florada concentrada durante o inverno. Isso significa que o jardineiro precisa saber que se ela não floresce em quantidade em outras épocas, não significa que tenha de ser substituída.

É o caso das palmeiras, um ótimo exemplo de plantas ornamentais que merecem atenção quanto ao aspecto de limpeza. A areca, que apresenta perfilhamento, lança brotos laterais que, muitas vezes, não vingam ou que apresentam folhas secas. Este material deve ser retirado, cortando-se com tesoura de poda, com cuidado para não danificar a planta. Também as folhas mais velhas ficam secas, pendentes sobre a planta, atrapalhando sua forma e coloração. Com tesoura de poda, periodicamente, essas folhas devem ser retiradas, com corte rente ao caule.

Para Eduardo Elias Silva dos Santos, coordenador do Curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, a limpeza do canteiro também é um trato cultural que melhora o aspecto visual do jardim. A maior parte das plantas ornamentais ficam com suas folhas secas presas ao caule, que podem ser retiradas com facilidade, melhorando sensivelmente sua qualidade visual e sua saúde.

Equipe de Redação 22-09-2011 Jardim
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.