Calendário das flores - Flores do inverno: Orquídea chuva de ouro e Tulipa

Além das flores Amor Perfeito e Azaleia, Orquídea chuva de ouro e a Tulipa também são flores que se desenvolvem no inverno. A principal característica desta flor é a presença de um calo situado na base do labelo. Essas flores geralmente se apresentam amarelas, marrons, verdes ou alaranjadas. Outra

Orquídea chuva de ouro e Tulipa são algumas das espécies de flores cultivadas no inverno

 

Além das flores Amor Perfeito e Azaleia, Orquídea chuva de ouro e a Tulipa também são flores que se desenvolvem no inverno.

Orquídea chuva de ouro

Orquídea chuva de ouro

Nome Científico: Oncidium sp

Nomes Populares: Chuva-de-ouro, Oncídio

Família: Orchidaceae

Categoria: Orquídeas

Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical

Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, México

Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a0.4 metros

Luminosidade: Meia Sombra

Ciclo de Vida: Perene

A principal característica desta flor é a presença de um calo situado na base do labelo. Essas flores geralmente se apresentam amarelas, marrons, verdes ou alaranjadas. Outra característica  importante é que as pétalas e sépalas são bastante pequenas em relação ao labelo. Na sua maioria são epífitas, seus pseudobulbos são ovalados e achatados e contém duas ou quatro folhas cada.

Devem ser cultivados à meia-sombra, em substrato adequado à espécie, em geral preparados para epífitas, como fibras de coco, casca de pinus, entre outros materiais. Essa flor gosta da umidade e deve ser irrigado sempre que o substrato se apresentar seco. Tolerante ao frio.

Tulipa. Foto: Reprodução

Tulipa

Nome Científico: Tulipa hybrida

Nomes Populares: Tulipa

Família: Liliaceae

Categoria: Bulbosas, Flores Perenes

Clima: Continental, Mediterrâneo, Temperado

Origem: Ásia, Europa

Altura: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros

Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

Essa é uma flor solitária que surge do centro da folhagem em uma haste ereta. Pode ser simples, com seis pétalas, ou dobradas e apresenta cores, formas e bordas muito variadas e em diferentes combinações. Embora as tulipas não se adaptem bem ao clima tropical é possível induzi-las a dar, pelo menos, mais uma floração, simulando as condições climáticas do seu habitat natural. Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, a pleno sol ou meia-sombra. Aprecia o frio e requer regas regulares.

Conheça os Cursos CPT da área Floricultura.

Equipe de Redação 24-06-2013 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.