Rosas são símbolo de beleza, amor e carinho

Em plantios comerciais prefere-se o cultivo em estufas

Como Produzir Rosas

As rosas têm atravessado os tempos e as civilizações como medicamento e como símbolo de condecorações, dinheiro, beleza e amor. As roseiras pertencem à família das rosáceas, com um grande número de espécies, que permitiram obter inúmeras variedades e híbridos.

Hoje, em função disso, se apresentam com uma grande diversidade estrutural, podendo ser arbustivas, trepadeiras ou com flores isoladas. Existem mais de 30.000 variedades de rosas em todo o mundo. São plantas híbridas, nascidas de vários cruzamentos, que originaram diferentes tipos e misturas, visando sempre a melhoria do aspecto, tamanho e formato.

Seu cultivo implica no conhecimento de certos métodos e práticas agronômicas, além dos cuidados rotineiros necessários à saúde da planta e obtenção de floração.

O curso “Como Produzir Rosas”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra como cultivar rosas de qualidade, visando o mercado interno e externo. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo de especialistas e consultores do FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais - e pesquisadores da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Em plantios comerciais, para corte de flores, prefere-se o cultivo em estufas. As estufas podem ser de madeira ou metal, de acordo com a preferência do produtor. Normalmente, a mais usada é a de metal, devido à durabilidade. A altura gira em torno de 3 a 4 m, proporcionando uma boa ventilação, circulação de ar, podendo ter as laterais fechadas com plástico ou sombrite, a fim de evitar a entrada de insetos e ventos fortes. A largura e comprimento dependem da localização do terreno. Os canteiros devem ter 1,20 m de largura por 15 a 20 cm de altura, e as ruas entre os canteiros devem ter 80 cm de largura.

http://www.youtube.com/watch?v=R6CZO1YPZEw

Marconi Vieira 05-04-2011 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.