Condições necessárias para a produção de violetas

Dificilmente estas plantas florescem em ambiente muito quente e seco

As violetas geralmente são cultivadas em estufas por exigirem muitos cuidados no controle ambiental. As estufas podem ser de vários modelos de acordo com a sua preferência. Elas podem ser de madeira ou metal (estas apresentam maior durabilidade) e devem ser totalmente fechadas para evitar corrente de ar, insetos e pragas.

Para se ter um bom desempenho das violetas cultivadas, algumas condições devem ser seguidas:  iluminação, umidade relativa do ar, temperatura, água, adubação e tipo de vaso.

Iluminação

Toda planta necessita de luz, mesmo aquelas que são cultivadas em ambientes fechados como dentro de casa, restaurantes, lojas, escritórios, entre outros lugares.

Em seu habitat natural na África, as violetas crescem em lugares iluminados, contudo protegidas da luz direta do sol. Em casa, elas podem ficar junto às janelas bem iluminadas para que recebam sol logo pela manhã, ou nos cantos mais iluminados da casa. Não se esqueça de que estas plantas necessitam de luz o dia todo. Para florescer, precisam de boa iluminação. Você pode encontrar em lojas de jardinagem lâmpadas especiais que fornecem a iluminação ideal.

Umidade relativa do ar

Trata-se de um fator importantíssimo que afeta, principalmente, o florescimento das violetas africanas. Dificilmente estas plantas florescem em ambiente muito quente e seco. A manutenção de uma alta umidade relativa do ar pode ser resolvida colocando os vasos em caixas contendo 5cm de espessura de pedregulhos, cascalho ou brita, que devem ser mantidos umedecidos. Os vasos não devem entrar em contato com a água para não encharcar o solo.

Temperatura

A temperatura para cultivo dessas plantas varia de 18ºC a 28ºC, sendo que o ideal é mantê-la entre 20ºC a 25°C. Contudo, elas toleram bem temperaturas de até 14ºC.

Tipos de vaso

Podem ser de barro ou plástico com 10cm de diâmetro por 10cm a 20cm de profundidade. O vaso de barro é barato, relativamente leve e durável. Mas, quebra facilmente. O inconveniente desse material é que a água escoa bem rápido. O vaso de plástico facilita o transplante, possibilitando a remoção da planta com o torrão. É muito durável e não quebra tão fácil quanto o de barro.

Água

A necessidade de água varia de planta para planta. A umidade do solo deve ser moderada. A terra muito molhada impede a aeração das raízes, favorecendo o aparecimento de micro-organismos que provocam o apodrecimento de raízes e caules. Despeje a água em uma vasilha e coloque o vaso, tomando o cuidado para a água ficar até pouco mais da metade do vaso, devendo ele permanecer aí até que a superfície da terra fique úmida. Outra forma é colocar água no pratinho embaixo do vaso. Repetir a operação tantas vezes quanto forem necessárias até que a superfície da terra fique úmida.

Especialistas e consultores que coordenam o Curso Como Produzir Violetas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dão a dica: "Lembre-se, a água deverá subir pelo furo de drenagem chegando até as raízes. Quando começar a sobrar água no pratinho, jogue-a fora. Em bandejas de enraizamento e sementeira, use borrifadores".

Equipe de Redação 30-08-2012 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.