Saiba como fazer o plantio de orquídeas nesta primavera

A orquídea podem ser encontradas em quase todo o mundo, constituindo uma família de plantas superiores, conhecida como angiospérmicas. Atualmente, mais de 35.000 espécies de orquídeas já foram descritas e mais de 60.000 híbridos já foram produzidos por cruzamentos de formas espontâneas e

As orquídeas que vão ser instaladas devem estar com suas raízes aparadas, principalmente as raízes da parte traseira

    Outra maneira de instalar uma orquídea é na árvore viva

As orquídeas podem ser encontradas em quase todo o mundo, constituindo uma família de plantas superiores, conhecida como angiospérmicas. Atualmente, mais de 35.000 espécies de orquídeas já foram descritas e mais de 60.000 híbridos já foram produzidos por cruzamentos de formas espontâneas e cultivadas. Existem orquídeas das mais diferentes formas e tamanhos. Podem ser encontradas plantas que chegam a 4m de altura, como podem, também, ser encontradas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete, conhecidas como micro-orquídeas.

Os segmentos das orquídeas devem se encaixar dentro de uma circunferência imaginária. Suas pétalas e labelo devem formar um triângulo equilátero. Suas sépalas devem estar dispostas formando outro triângulo inversamente superposto, formando a estrela de David. As pétalas da flor devem ser mais redondas possível e que se superponham. As sépalas deverão ser largas e simétricas, evitando espaços entre elas. O labelo deve ser proporcional, com lóbulo frontal arredondado, bem plano. A flor, quando vista de lado, deve ser razoavelmente plana. O labelo deve ser curvado para baixo e não em saliência, em ângulo reto com o plano das pétalas e sépalas.

A planta que vai ser instalada deve estar com suas raízes aparadas, principalmente as raízes da parte traseira. Os vasos devem ser proporcionais ao tamanho da planta. Uma maneira bem prática para estabelecer o tamanho do vaso é colocar a traseira da planta encostada na borda interna. Deixa-se sobrando dois dedos da outra borda.

Pegue a planta com a mão esquerda, revestindo as raízes com o xaxim desfibrado e lavado, tomando o cuidado para deixar o rizoma na parte superior e totalmente descoberto. A seguir, coloque a planta dentro do vaso, com a parte traseira encostada na sua borda e a parte dianteira voltada para dentro do vaso. Depois, complete o vaso com xaxim, apertando levemente em volta da planta.

Se for necessário, coloque um tutor de madeira, ou bambu, para manter a planta ereta. A planta deve ficar em um lugar sombreado e arejado, diminuindo as regas.

Árvore viva

Outra maneira de instalar uma orquídea é na árvore viva. Esse processo trata do plantio de orquídeas em árvores. Esse tipo de cultivo priva o orquidófilo de ter a planta florida dentro de sua casa, ou mesmo participar de exposições, mas lhe traz a satisfação de vê-la em desenvolvimento como se estivesse em seu habitat natural.

Waldyr Fochi Endsfeldz, coordenador do Curso Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que instalar uma orquídea numa árvore é simples. Basta apenas amarrar a orquídea no tronco com um pedaço de arame de cobre ou um barbante. Esse tipo de cultivo não requer transplante e nem rega.

Instalação em cascas de árvores

Com uma pequena broca, faça dois furos na casca. Pegue a planta que deseja instalar e faça uma boa limpeza em suas raízes e folhas. Depois disso, coloque um pouco de esfagnum molhado sob as raízes e faça a amarração da planta com barbante, ou arame. Utilize os furos feitos na casca. Em pouco tempo, a planta estará enraizada e servirá como uma bela peça de decoração de jardins ou de varandas de casas. Você pode, também, instalar as plantas em placas de xaxim.

Equipe de Redação 26-09-2012 Floricultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.