Bonsai: desenvolvimento por estaca

O cultivo do bonsai é uma arte. Portanto, a criatividade e a inspiração têm grande importância quando aliadas às técnicas de jardinagem. É importante lembrar que a construção de um bonsai exige uma visão de conjunto e atenção aos detalhes. É uma arte que leva ao total envolvimento da pessoa que a

O desenvolvimento de bonsai a partir de mudas de estacas é chamado de "sashiki"

  A melhor época para retirada de estacas é no início da primavera, antes de aparecerem novos brotos

O cultivo do bonsai é uma arte. Portanto, a criatividade e a inspiração têm grande importância quando aliadas às técnicas de jardinagem. É importante lembrar que a construção de um bonsai exige uma visão de conjunto e atenção aos detalhes. É uma arte que leva ao total envolvimento da pessoa que a pratica, trazendo enormes benefícios emocionais, pois cria um ambiente de apaziguamento e de contemplação.

O desenvolvimento de bonsai a partir de mudas de estacas é chamado de "sashiki". Esse método é mais rápido que a utilização de sementes e permite visualizar precocemente o resultado final. As estacas podem ser retiradas de árvores de tamanho normal ou de um bonsai mais velho. Devem ser originadas de ramos fortes e saudáveis.

A melhor época para retirada de estacas é no início da primavera, antes de aparecerem novos brotos. As estacas devem ser cortadas com tamanho de 5 a 10 cm, contendo pelo menos dois nós.

Os passos para formação de mudas a partir de estacas são:

- Corte  a extremidade de baixo da estaca (que estava voltada para a base na planta) em bisel simples (corte diagonal para que a ponta fique como uma cunha) ou em bisel duplo (um corte diagonal de cada lado, na mesma ponta, de forma que fique pontiagudo). Assim, aumenta-se a superfície de crescimento das raízes e melhora a absorção de água.

- Retire as folhas até 3/4 de altura, a partir da base, e corte a metade das folhas que sobraram, para diminuir a perda de água por evaporação.

- Prepare um recipiente (caixa ou vaso), com cerca de 12 cm de altura, para se fazer o enraizamento das estacas, cobrindo os orifícios de drenagem com pedras ou com tela de náilon.

- Coloque uma camada de terra grossa (com pedrinhas) no fundo do recipiente, até 1/3 da altura do vaso.

- Coloque, sobre a terra grossa, terra de barranco peneirada até completar o volume do vaso. Para apressar o enraizamento das estacas, pode-se utilizar hormônios de enraizamento, imergindo a extremidade basal das estacas em uma solução do mesmo.

- Insira 2/3 do comprimento da estaca na terra (no recipiente preparado), deixando-se espaço entre elas.

- Após colocar as estacas, irrigue lentamente com regador de crivo fino, até que a água comece a sair pelo orifício de drenagem.

- Coloque o vaso em local plano e com meia sombra.

- Cubra o recipiente com plástico ou vidro, para evitar a desidratação das estacas;

- Faça a irrigação todos os dias, de manhã ou no final da tarde, mantendo a terra úmida.

-15 dias após o plantio, coloque o recipiente ao sol por algumas horas, pela manhã, aumentando-se gradativamente, com o passar dos dias, o tempo de exposição das mudas aos raios solares. Após dois meses, as mudas podem ficar sob o sol o tempo todo.

- Seis meses após o plantio, adube com fertilizante líquido, nas dosagens recomendadas pelo fabricante.

Vânia Moreira Fortes, paisagista, bonsaísta e coordenadora do Curso Arte e Técnica do Bonsai - Passo a Passo, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que com cerca de um ano, as mudas estarão com altura aproximada de 20 cm e poderão ser replantadas.

Equipe de Redação 01-04-2013 Paisagismo
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.