Faltam dois meses para se inscrever no CAR

Faltam dois meses para se inscrever no CAR. O término das inscrições no CAR ocorre no dia 05/05/2016 (terça-feira) e o cadastro é obrigatório por lei .

O término das inscrições no CAR ocorre no dia 05/05/2016 (terça-feira) e o cadastro é obrigatório por lei

CAR - Cadastro Ambiental Rural 2016

A dois meses para que terminem as inscrições no CAR - Cadastro Ambiental Rural, muitos produtores rurais ainda não se inscreveram. Dos 80 mil previstos, apenas 18 mil fizeram as inscrições. Do total de inscritos, cerca de 3 mil se encaixam no perfil de pequenos proprietários - donos de áreas com até quatro módulos fiscais.

Primeiro passo para retirar licenças ambientais, o CAR é de suma importância aos produtores rurais. É bom lembrar que as inscrições se estenderam até o dia 05/05/2016 (terça-feira). Portanto, quem ainda não se inscreveu faça isso o quanto antes para evitar maiores problemas.

Do total previsto, o índice de inscrições está muito abaixo do esperado. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a porcentagem de inscritos chega a menos de 6%, ainda que o CAR seja obrigatório por lei.

Segundo Ricardo Eboli Ferreira Gonçalves, diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do MS (Imasul), estão sendo realizados no estado inúmeros eventos (voltados aos proprietários de áreas rurais) para mostrar a eles a importância do cadastro e lembrá-los da proximidade do término das inscrições.

Se o proprietário rural perder o prazo e não se inscrever, terá uma série de problemas. Dentre eles, não poderá realizar transações imobiliárias com imóveis rurais (venda), não poderá acessar crédito oficial para custear a safra (agricultor) e não poderá comercializar seu rebanho (pecuarista).

Inclusive, no caso dos pecuaristas, alguns frigoríficos concordaram em não comprar animais vindos de propriedades rurais que não tenham registro no CAR (eles alegam a sustentabilidade da atividade).

Mesmo se o produtor rural estiver irregular, deverá fazer o registro do imóvel no CAR (Cadastro Ambiental Rural), pois posteriormente o órgão ambiental avaliará a melhor alternativa para que ele possa regularizar a situação.

Do mesmo modo, é importante ressaltar que o produtor rural terá acesso ao CAR se antes fizer o cadastro prévio no Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (Siriema).

Não perca tempo! Faça já o seu registro no CAR!

Por Andréa Oliveira.

Fonte: G1.

Andréa Oliveira 05-03-2016 Meio Ambiente
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.