Projeto Créditos de Carbono

Créditos de carbono são certificados emitidos pelo Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), um órgão da ONU. Esses certificados são produzidos quando ocorre a redução de emissão de um dos seis gases do efeito estufa. Ou seja, se sua empresa conseguir provar que está evitando

Saiba do que se trata e como funciona o projeto créditos de carbono

Para adquirir os créditos de carbono, cada empresa precisa elaborar um projeto de redução da emissão de gases do efeito estufa

O que são créditos de carbono?

Créditos de carbono são certificados emitidos pelo Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), um órgão da ONU. Esses certificados são produzidos quando ocorre a redução de emissão de um dos seis gases do efeito estufa. Ou seja, se sua empresa conseguir provar que está evitando lançar esses gases na atmosfera, ganha um certificado, que pode ser vendido a empresas que poluem muito.

Por que essas empresas compram os certificados?

Isso acontece porque essas empresas são obrigadas pelo Protocolo de Kyoto, um acordo assinado por 175 países para reduzir o aquecimento do planeta. Os países mais industrializados acabam comprando certificados de redução feitas por outros países, como o Brasil, por exemplo.

O projeto

Para adquirir os créditos de carbono, cada empresa precisa elaborar um projeto de redução da emissão de gases do efeito estufa. Esse projeto precisa ser aprovado pelo Conselho Executivo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

O processo para obtenção de créditos de carbono começa com uma avaliação do projeto elaborado pela empresa, feita por uma auditoria independente. Caso esse projeto seja aceito por essa auditoria, ele passa para uma segunda etapa de avaliação, feita pela instituição pública responsável. Se aprovado por essa instituição pública, o projeto é direcionado para o conselho do MDL onde é mais um vez avaliado chegando a três possíveis conclusões: pode não ser aprovado, pode ser aprovado, ou ser aprovado e receber algumas críticas e sugestões.

Uma vez aprovado, o projeto precisa ser implantado. Depois de implantado, o projeto tem de ser monitorado pela empresa acompanhada por uma nova auditoria reconhecida pelo MDL. É essa auditoria que reconhece a quantidade de redução das emissões de gases. Depois de passar por todas essas etapas de avaliação, a empresa receberá os créditos de carbono.

O Brasil ocupa a terceira posição mundial entre os países que participam desse mercado, com cerca de 5% do total mundial e 268 projetos. A expectativa inicial era absorver 20%.

Como saber quantos pontos a empresa conseguiu acumular?

A quantidade de créditos é computada de acordo com o número de toneladas de gás "poupadas" na implantação de cada projeto. Veja quantos créditos cada gás corresponde:

  • CO2 (Dióxido de carbono): 1 crédito;
  • CH4 (Metano): 21 créditos;
  • N2O (Óxido nitroso): 310 créditos;
  • HFCs - (Hidrofluorcarbonetos) = 140 a 11 700 créditos;
  • PFCs - (Perfluorcarbonetos) = 6 500 a 9 200 créditos;
  • SF6 - (Hexafluoreto de enxofre) = 23 900 créditos

Equipe de Redação 21-06-2013 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.