Manejo das cabras para a produção de leite

A necessidade da produtividade na produção de leite de cabra tem levado criadores a analisar e alterar alguns detalhes das instalações e do manejo das cabras para que a lucratividade cresça. Para isso, é necessário que haja certos cuidados com o ambiente, o conhecimento dos hábitos e,

A temperatura e a umidade afetam três tipos de processos básicos dos animais: manutenção, reprodução e produção de leite

  Os animais originários de regiões tropicais se sentem confortáveis onde as temperaturas médias são mais elevadas

A necessidade da produtividade na produção de leite de cabra tem levado criadores a analisar e alterar alguns detalhes das instalações e do manejo das cabras para que a lucratividade cresça. Para isso, é necessário que haja certos cuidados com o ambiente, o conhecimento dos hábitos e, principalmente, a preocupação com o conforto e a tranquilidade da criação.

Maria Pia Souza Lima Mattos de Paiva Guimarães, coordenadora do Curso Criação de Cabras Leiteiras - Cria, Recria e Produção de Leite, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que, em qualquer sistema, todos os animais estão sob a ação do ambiente, das instalações e das práticas de manejo, que podem prejudicar, ou ajudar, o animal na expressão de seu potencial de produção.

Considerando esses fatos, o produtor pode interferir no ambiente de vida desses animais, buscando aumentar o conforto, obtendo, com isso, melhor desempenho. O conceito de conforto é difícil de ser definido. Mas, observações cuidadosas e constantes do comportamento, da saúde, da produção e da reprodução vão ajudar a identificar fatores que podem estar interferindo no conforto e bem-estar, consequentemente, afetando o desempenho e a saúde dos animais.

No confinamento, ou na pastagem, a temperatura tem grande importância para os caprinos, por causa dos efeitos do estresse calórico. Para entender melhor esse efeito, é preciso conhecer alguns conceitos relativos ao conforto térmico, que é a faixa de temperatura ambiente na qual o animal se sente confortável. Os animais originários de regiões tropicais se sentem confortáveis onde as temperaturas médias são mais elevadas.

Por outro lado, os animais oriundos de regiões de clima temperado apresentam faixa de conforto térmico menor. Acima dessa faixa, os animais estarão sob estresse calórico. A temperatura e a umidade afetam três tipos de processos básicos dos animais: manutenção, reprodução e produção de leite.

O estresse pelo calor ocorre porque em um ambiente muito quente a habilidade do animal de dissipar calor fica comprometida, determinando aumento da temperatura corporal acima dos níveis normais, o que é chamado de hipertermia. O estresse calórico causa redução do consumo de alimentos, aumento do consumo de água, alteração da taxa metabólica e das exigências de mantença, aumento da frequência respiratória e alterações indevidas nas concentrações de hormônios que regulam o funcionamento do corpo do animal.

Tudo isso faz com que ocorra redução acentuada na fertilidade, fator fundamental para o sucesso da produção de leite, já que é o nascimento da cria que determina a capacidade de produzir leite. Normalmente, a taxa de concepção se reduz e há um aumento da mortalidade de embriões.

Equipe de Redação 11-10-2012 Criação de Caprinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.