A pecuária orgânica tem aumento significativo nos adeptos da caprinocultura
A produção animal orgânica deve estar integrada à produção vegetal, visando à reciclagem dos nutrientes, à maior independência dos insumos vindos de fora da propriedade e a outros benefícios advindos da integração, como apicultura e polinização.
O manejo dos rebanhos deve seguir os princípios da ciência do comportamento animal, no que diz respeito ao espaço e ao conforto, à sanidade e à produção de alimentos de maior valor nutritivo, isentos de resíduos químicos e biológicos prejudiciais à saúde humana.
Com toda a importância para uma dieta rica em nutrientes, o leite de cabra pode ser uma excelente opção para o desenvolvimento de um alimento de alta qualidade. A pecuária orgânica vem aumentando seus adeptos na caprinocultura, já existem diversos produtores que estão incorporando aos seus sistemas de produção os princípios agroecológicos.
A produção de leite orgânico de cabra representa uma agregação ainda maior no valor nutritivo e biológico desse alimento. Além disso, a produção orgânica de leite de cabra vai garantir a origem e a rastreabilidade do alimento, já que as normas de produção exigem a certificação.
O curso “Sistema Orgânico de Criação de Cabras”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra como seguir as normas de um sistema de produção orgânica obtendo alimentos de qualidade. A coordenação técnica desse trabalho ficou a cargo da Drª. Maria do Carmo Arenales, médica veterinária, especialista em homeopatia pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Você também vai gostar de ler:
- Instalações, raças e reprodução na criação de cabras leiteiras
- Saiba como produzir leite orgânico
- Principais fatores observados na aquisição de cabras
- Curso de cultivo orgânico de coco
- Conheça o Sistema de Produção do frango de corte
| Ofertas Relacionadas: | ![]() | ![]() |
|---|---|---|
| CPT Centro de Produções Técnicas |






Prezado Francisco Jose Sadeck,
Bom dia!
Infelizmente não temos conhecimento de nenhum produtor da região, pois trabalhos com cursos de capacitação profissional à distância. Porém, cremos que o curso SISTEMA ORGÂNICO DE CRIAÇÃO DE CABRAS poderá ser de grande ajuda, já que o Sr. demonstrou interesse na área. Informações mais detalhadas sobre o curso (preço, como comprar, conteúdo, etc) poderão ser encontradas no link abaixo:
http://www.cpt.com.br/cursos-cabras/sistema-organico-de-criacao-de-cabras
O curso aborda os seguintes assuntos:
- Prevenir e curar doenças
- Controlar a mastite e verminoses
- Controlar piolhos e moscas domésticas
- Aumentar a fertilidade
- Controlar infecções
- Controlar estresse na desmama
- Incrementar a engorda
- Alimentar corretamente
- Aumentar a produção de leite
A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da Dra. Maria do Carmo Arenales, médica veterinária, especialista em homeopatia pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Além deste curso, possuímos outros relacionados que poderão lhe trazer benefícios. Caso haja interesse, favor entrar em contato para maiores informações:
Tel: (31) 3899-7000 ou MSN: sac@cpt.com.br
Atenciosamente,
Marconi Vieira
Por meio do site acima fiquei sabendo sobre a produção de leite de cabra orgânico. Assisti o video de Itaparica da Serra – SP. Consulto possibilidade de receber endereço (telefone + site) de algum produtor que vende leite de cabra orgânico e derivados. Resido em Brasília-DF.