Criação de ovinos: condições necessárias

Ao implantar uma criação de ovinos, deve-se dar atenção a uma série de aspectos que determinarão o sucesso econômico da atividade. Em geral, destacam-se as preocupações com raça, manejo e alimentação, como elementos básicos da criação. Assim, os criadores, desde que trabalhem com técnicas

Clima adequado, pastagens e alimentação do rebanho são as condições básicas para uma criação de ovinos

Apesar de se adaptarem a diferentes tipos de clima, a maior parte das raças de ovinos se desenvolve melhor em climas mais frios e com uma umidade relativa do ar média
Apesar de se adaptarem a diferentes tipos de clima, a maior parte das raças de ovinos se desenvolve melhor em climas mais frios e com uma umidade relativa do ar média

Ao implantar uma criação de ovinos, deve-se dar atenção a uma série de aspectos que determinarão o sucesso econômico da atividade. Em geral, destacam-se as preocupações com raça, manejo e alimentação, como elementos básicos da criação. Assim, os criadores, desde que trabalhem com técnicas adequadas, bons animais e condições necessárias, podem obter ótimos lucros com a criação destes animais.

Clima adequado ao tipo de criação e às raças criadas

Existem várias raças de ovinos que, de acordo com a sua região de origem, adaptam-se melhor a determinadas condições climáticas. Desta forma, o criador deverá, tendo em vista o clima da região onde se encontra a sua propriedade, procurar uma ou mais raças que apresentem uma adaptabilidade maior às condições encontradas. Além disso, a adaptação a um determinado clima pode variar de acordo com o manejo utilizado.

Apesar de se adaptarem a diferentes tipos de clima, a maior parte das raças se desenvolve melhor em climas mais frios e com uma umidade relativa do ar média. Desta forma, são dados importantes a latitude e a altitude, onde desejamos criar ovinos. No Brasil, a criação de ovinos para a produção de lã é mais desenvolvida na região Sul,  devido ao clima ser mais favorável. Entretanto, no Nordeste e na região Norte encontramos criações de ovinos deslanados, mais indicados para climas quentes.

Além disto, a adaptação a um determinado clima pode variar de acordo com o manejo utilizado.

Pastagens

Os ovinos diferem dos bovinos, e da maioria dos ruminantes, no consumo de folhagens. Eles podem ser comercializados mesmo durante o período de aleitamento, porque já aceitam e sobrevivem apenas com as pastagens.

Alimentação do rebanho

Os ovinos necessitam de uma considerável quantidade de água para sobreviver, quantidade esta que varia de acordo com as temperaturas encontradas na região da criação. Em média, os animais adultos consomem de 3 a 4 litros de água por dia, e os cordeiros, de 1 a 2 litros. Esse consumo varia, também, de acordo com a estação climática: no verão o consumo aumenta e no inverno diminui. Deve-se fornecer, sempre, água fresca e limpa, em bebedouros, para garantir a qualidade de vida e saúde dos animais.

Edson Ramos de Siqueira, coordenador do Curso Técnicas para Produzir mais Cordeiros, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que além da água, os animais poderão consumir rações balanceadas, diferenciadas para cada fase do desenvolvimento. Essas rações podem ser utilizadas como alimentação principal (em regime de confinamento) ou como suplemento alimentar para os animais criados em regime de pasto.

Equipe de Redação 14-03-2013 Criação de Ovinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.