Qualidade da carne de ovinos depende da alimentação e da genética

No Brasil, o peso da carcaça de ovinos entre 12 e 15 kg tem excelente comercialização

Criação de Ovinos de Corte

Os aspectos mais importantes a serem considerados em um sistema de produção de cordeiros são a velocidade de crescimento, eficiência de conversão alimentar, peso vivo ao abate e composição da carcaça. A determinação do peso ótimo deve levar em consideração a qualidade da carcaça, as questões econômicas e as preferências dos consumidores. No Brasil, o peso da carcaça entre 12 e 15 kg tem excelente comercialização.

O professor Edson Ramos de Siqueira explica, no curso Criação de Ovinos de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “a quantidade de gordura é o principal fator determinante do peso ideal de abate, o qual pode variar de acordo com a genética e o sistema de alimentação, bem como dependendo dos animais”.

Assim, podemos dizer que os níveis de gordura são menores nos ovinos inteiros, quando comparados aos castrados e às fêmeas. O mesmo acontece com as raças que atingem a maturidade mais tardiamente, quando comparadas com as raças de maturidade mais precoces; e nos indivíduos de crescimento rápido, quando comparados aos de crescimento moderado.

O excesso de gordura, como consequência de pesos de abate inadequados, afeta a qualidade do produto final. Além disso, repercute na viabilidade econômica da produção, pois parte dos nutrientes ingeridos pelo animal é transformada em tecido indesejado pelo consumidor moderno.

O rendimento de carcaça no abate de cordeiros de 30 a 35 kg está, em média, entre 42 e 45 %. O aumento do peso de abate pode elevar o rendimento. Porém, se muito altos, esses podem estar associados a excessivo grau de gordura. Animais de diferentes raças ou sexo, abatidos em uma mesma idade, apresentam diferenças, tanto no peso como na composição da carcaça.

O que se procura é um peso de abate onde a proporção de músculos da carcaça seja máxima, e a gordura seja suficiente para conferir à carne características adequadas à preferência do consumidor.

http://www.youtube.com/watch?v=TCn2qQ2OvjA

Marconi Vieira 10-06-2011 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.