Como criar ovinos de corte

Nas instalações destinadas a ovinocultura, podemos destacar a simplicidade e a necessidade de poucos investimentos

Criação de ovinos de corte

A produção de carne ovina, no Brasil, tem aumentado muito nos últimos anos. Um dos fatores que contribuem para isso é o mercado consumidor dos grandes centros urbanos, que apresenta elevado potencial de crescimento. Esse potencial tem aumentado graças ao abate de animais que produzem uma carcaça de melhor qualidade.

Nas instalações destinadas a ovinocultura, podemos destacar a simplicidade e a necessidade de poucos investimentos. Para os ovinos, bastam piquetes, contendo boas pastagens, água pura em abundância, sal mineral, além de sombra, que é fundamental para a eficiência reprodutiva do rebanho.

Quando houver apenas pastagem de baixa qualidade disponível para os animais, torna-se necessária a utilização de uma alimentação complementar, com silagem, feno ou concentrado. A quantidade de alimentação, bem como a composição do concentrado, varia com a situação.

A lotação dos piquetes, ou seja, a quantidade de animais por área, também varia, levando-se em consideração a qualidade da pastagem e a disponibilidade de concentrado.

Deve-se, também, por prevenção, construir um centro de manejo para o tratamento de enfermidades ou locais protegidos para o rebanho passar a noite no caso de haver problemas com predadores.

O curso "Criação de Ovinos de Corte", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta todos os passos a serem seguidos para se ingressar nesse mercado promissor. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Edson Ramos de Siqueira, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em zootecnia, especialista em ovinocultura da UNESP, campus de Botucatu-SP.

http://www.youtube.com/watch?v=OE6k0hHyMwU

Marconi Vieira 01-04-2010 Criação de Ovinos
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.