Como produzir cordeiros de forma intensiva

O mercado de carne de cordeiros cresce exponencialmente, gerando retorno rápido e satisfatório

Criação intensiva de cordeiros

Atualmente, a criação de cordeiros é uma das mais promissoras atividades do agronegócio. O mercado cresce exponencialmente, com retorno rápido. De fácil manejo, a criação de ovinos não implica em grandes investimentos. Pode-se começar em uma pequena área como alternativa para pequenos sitiantes e médios produtores. Por ser um animal de pequeno porte, o cordeiro pode dividir o pasto com outras criações, principalmente a bovina.

O animal apresenta alta eficiência de ganho de peso. Além disso, os gastos com alimentação concentrada e precocidade ao abate são baixos e compensados pelo giro rápido. Com isso, a produção é eficiente, pois torna a ovinocultura cada vez mais rentável com relação a outros setores da pecuária. É importante ressaltar que a produção de ovinos deve ser entendida como mais uma forma de produção e não substituta.

A formação de um rebanho de alta qualidade irá depender das raças cruzadas, características da região em que está localizada a propriedade, e conhecimento técnico dos profissionais envolvidos, entre outros fatores. Poderão resultar em bons cruzamentos carneiros reprodutores de raças como Suffolk, Ille de France, Texel, Dorper e Hampshire down, por exemplo.

O curso “Produção Intensiva de Cordeiros”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra todos os cuidados a serem tomados para a implantação da ovinocultura de corte intensiva. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Edson Ramos de Siqueira, agrônomo, doutor em zootecnia, especialista em ovinos da UNESP-Botucatu.

http://www.youtube.com/watch?v=ozpzQK6pus4

Marconi Vieira 14-04-2010 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.