Como funciona a alimentação dos bovinos

Para que o rúmen funcione normalmente, pelo menos 30% da matéria seca total ingerida pelo animal deverá ser proveniente de alimentos fibrosos

Curso Alimentação de Gado de Corte - Proteínas, Vitaminas, Lipídeos, Glicídeos e Minerais

Os bovinos têm, em seu aparelho digestivo, o rúmen e o retículo, dois órgãos onde bactérias e protozoários fazem a maior parte da digestão das fibras, liberando energia, proteínas, minerais e vitaminas. Esse processo é a chamado digestão microbiana. Mas, eles também têm um estômago normal, onde os alimentos não-fibrosos e o produto do alimento processado no rúmen são digeridos.

Durante a digestão, parte do material que está no rúmen é regurgitado para a boca do animal, sendo novamente mastigado, num processo conhecido como ruminação, no qual o alimento é reduzido a partículas bem pequenas. Na ruminação, o tamanho das partículas das folhas, dos talos e outras fibras ingeridas, é reduzido, o que leva a um aumento do desempenho da digestão.

Para que o rúmen funcione normalmente, pelo menos 30% da matéria seca total ingerida pelo animal deverá ser proveniente de alimentos fibrosos, que são os volumosos. Se o volumoso consumido não é suficiente, ocorre um aumento da concentração de ácido lático no rúmen, o que causa distúrbios fisiológicos indesejáveis.

No curso Alimentação de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Gilmar Ferreira Prado apresenta um dado interessante, "aproximadamente metade dos nutrientes ingeridos por um bovino são usados para sua manutenção. O restante é destinado à produção de leite ou de carne (ganho de peso)".

Além disso, o professor Gilmar acrescenta que devemos considerar também que os bovinos podem ser alimentados exclusivamente com volumosos, mas não podem ser alimentados exclusivamente por concentrados, apesar da maior qualidade nutricional desses alimentos.

http://www.youtube.com/watch?v=0yM0I0iVdj4

Marconi Vieira 28-02-2011 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.