Saiba como recuperar pastagens

Como recuperar pastagens

Atualmente, existem no Brasil cerca de 200 milhões de hectares de pastagens, sendo que 100 milhões de hectares são cultivados pelo homem. A expansão das pastagens cultivadas aumenta a cada ano e movimenta um mercado de sementes de forrageiras da ordem de 80 milhões de t/ano para a implantação de mais de 5 milhões de ha. Só de pastagens Brachiaria spp são implantados 4 milhões ha/ano (mais de 80% da área implantada), sendo da B. brizantha (o Braquiarão) as sementes mais vendidas (60% do mercado de sementes de Brachiaria spp).

Essas pastagens estão sendo implantadas em grandes extensões de áreas que foram ocupadas com culturas de grãos, no sistema de rotação de culturas para recuperar pastagens degradadas. São, ainda, implantadas muitas pastagens em áreas de mata e de cerrado recém-desbravadas.

Essa expansão de pastagens cultivadas demanda altos investimentos no preparo do terreno e do solo, com hora-máquina, fertilizantes, sementes, cercas e instalações. Entretanto, a velocidade com que as pastagens diminuem o vigor e a produtividade de forragem é muito rápida, causando sérios prejuízos. As estimativas demonstram que mais da metade das pastagens cultivadas estão degradadas na atualidade. Outro grave problema são os insucessos dos produtores no plantio das mesmas.

O curso "Recuperação de Pastagens", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem como objetivo elucidar sobre as causas da degradação das pastagens e dos insucessos no plantio dessas, além de fornecer subsídios técnicos e práticos de procedimentos que deverão ser tomados para conseguirmos sucesso na sua recuperação. A coordenação técnica do curso ficou a cargo professor Adilson de Paula Almeida Aguiar, da Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, em Minas Gerais, e da zootecnista Bianca Franco Almeida, especialista em Administração Rural.

http://www.youtube.com/watch?v=tilCpz4hU0E

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.