Estratégias para alimentação de gado de leite na seca

Estratégias para alimentação de gado de leite na seca

Antes de pensar em estratégias para alimentação do gado na seca, o produtor deve avaliar a maneira como está produzindo leite. Existe várias possíveis estratégias a serem usadas, todas elas dependentes do modelo de produção adotado pelo pecuarista. Por isso, é necessário discutir, inicialmente, o modelo de produção ideal para as condições brasileiras, para que, a partir dele, possam ser traçadas as estratégias de alimentação do gado mais adequadas à seca.

Inicialmente, deve ser feito um bom planejamento da alimentação do gado ao longo do ano, e, é claro, na seca, usando a pastagem como base de alimentação. Além disso, também deve haver a análise dos custos de produção da propriedade durante a seca, como forma do produtor de leite visualizar melhor a situação econômica de sua propriedade. Para a redução dos custos, existe a possibilidade do produtor irrigar suas pastagens durante todo ano, e em especial, durante a estiagem.

Em pastagens adubadas e manejadas intensivamente, o uso da irrigação surge como uma tecnologia importante para aumentar a disponibilidade de forragem de alta qualidade, contribuindo para reduzir custos de produção. É possível manter, nas estações de outono-inverno, de 40% a 60 % da taxa de lotação que se alcança nas pastagens na primavera-verão.

O curso "Gado de Leite a Pasto - Estratégias para Alimentação na Seca", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra como superar as dificuldades em dar continuidade na produção de leite durante a estação seca, evitando o comprometimento do seu negócio com a redução do faturamento. A coordenação técnica do trabalho ficou a cargo do Professor Adilson de Paula Almeida Aguiar, especialista em alimentação animal, da Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba - MG, e da zootecnista Bianca Helena Franco Almeida, consultores em mais de 80 fazendas em todo o país.

http://www.youtube.com/watch?v=VGtXSRvg1Mc

Marconi Vieira 19-04-2010 Alimentação Animal
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.