Confira algumas estratégias aplicáveis à bovinocultura visando à sustentabilidade

Um dos maiores problemas encontrados em confinamento de bovinos é a quantidade de dejetos produzidos diariamente em uma área reduzida

O primeiro passo que deve ser dado visando permanecer em uma atividade agrícola, de forma competitiva, é exatamente a inclusão de estratégias que permitam produzir de forma sustentável. Entre elas, o controle do consumo e da qualidade da água e o destino adequado dos resíduos decorrentes da produção. Veja, a seguir, algumas estratégias competitivas para serem adotadas na bovinocultura visando à sustentabilidade.

Estratégias aplicáveis à bovinocultura

Um dos maiores problemas encontrados em confinamento de bovinos (de corte e de leite) é a quantidade de dejetos produzidos diariamente em uma área reduzida. A contaminação de solo, lagos e rios pelos resíduos animais; a infiltração de águas residuárias no lençol freático e o desenvolvimento de moscas e gases mal cheirosos são alguns dos problemas de poluição ambiental provocados pelos dejetos animais.

Estão entre as exigências esperadas para a produção de leite: o controle rigoroso da qualidade e do gasto de água nos processos produtivos da agropecuária; a destinação ambientalmente correta dos resíduos produzidos na fazenda de leite ou o aproveitamento deles em bases sustentáveis e processos de produção que levem em consideração o conforto animal, as medidas de proteção e de conservação do ambiente.

Confira algumas estratégias expostas pelo professor Marcelo Henrique Otenio, coordenador do Curso Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas:

  • Toda vez que pensamos na melhoria da produção (aumento de volume produzido, com ganho econômico) vem sempre embutido nesse pensamento a maior necessidade de espaço e de insumos (alimento e água). Todo incremento de produção também pode vir com problemas de geração maior de resíduos da produção.
  • É óbvio que sistemas intensivos de produção, com bovinos confinados, tanto para a bovinocultura de leite quanto para a de corte serão mais impactantes que sistemas a pasto. Porém o produtor que pretende intensificar e utilizar a tecnologia de confinamento deve pensar que os problemas de água, efluentes e resíduos são fatores decisivos para a manutenção da atividade e da produtividade.
  • Não é incomum quando somos chamados para visitar uma propriedade e nos sentimos incomodados com a grande quantidade de moscas ou até algumas vezes com cheiros desagradáveis. Todos esses problemas quase sempre estão relacionados com o manejo inadequado dos resíduos gerados pela produção de bovinos em confinamento.

O professor ainda ressalta que uma solução viável para o gerenciamento adequado dos resíduos de criação de bovinos em confinamento é a limpeza hidráulica dos pisos, com reuso de água.

Equipe de Redação 08-05-2012 Pecuária
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.