Curso de cruzamento industrial entre Limousin e Nelore

Cruzamento industrial Limousin x Nelore

Priorizar para o acasalamento os touros com melhor carcaça, cujos filhos ganham peso mais rápido e cujas filhas são mais férteis, significa fazer melhoramento genético no rebanho. É o que foi feito com muita competência no Brasil, com a raça Nelore, e na Europa, com a raça Limousin. Com o tempo, percebeu-se que, desde que os rebanhos puros sejam conservados e melhorados, poderia ser utilizada outra forma de se fazer melhoramento genético, com resultados muito mais rápidos: os cruzamentos.

O mercado pecuário brasileiro, nas últimas décadas, avançou mais do que nos outros 500 anos desde o descobrimento do país, época em que o primeiro bovino aqui chegou com os colonizadores. A fase de avanços tecnológicos, visando o aumento da produtividade e rentabilidade, continua acelerada e o progresso do setor pode ser constatado em vários indicadores econômicos.

O mercado brasileiro de carne bovina tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O potencial de crescimento da pecuária nacional estimula os pecuaristas a continuarem crescendo e atrai novos investidores, mostrando um cenário próspero.

O Brasil também tem conquistado fatias do mercado externo, oferecendo carne de qualidade, oriunda de animais jovens, criados a pasto, sem hormônios, livres da febre aftosa e do mal da vaca louca. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, tanto em volume como em faturamento.

As exigências por aumento de qualidade tornaram os frigoríficos clientes bastante exigentes de seus fornecedores, que são os pecuaristas. Para produzir cortes que atendam às aspirações dos consumidores brasileiros, essas empresas precisam de carcaças de alta qualidade.

O curso "Cruzamento Industrial Limousin X Nelore", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra os detalhes do cruzamento dessas duas raças, com o intuito de atingir uniformidade e altos índices de produtividade. A coordenação técnica do trabalho ficou a cargo do médico veterinário e consultor da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin, Paulo Eduardo da Fonseca Loureiro.

http://www.youtube.com/watch?v=bfPbmpOvDIk

Marconi Vieira 15-04-2010 Pecuária de Corte
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.