Os bezerros de rebanhos leiteiros são, em sua grande maioria, abatidos ao nascer ou criados sob precárias condições sanitárias de manejo e de alimentação. Em consequência, são altas as taxas de mortalidade e morbidade desses animais.
Ao se estudar seu aproveitamento para a produção de carne, há que dividi-los em pelo menos dois grandes grupos: (1) aqueles oriundos de rebanhos de raças puras especializadas para a produção de leite, ou mestiços com alto grau de sangue dessas raças; e (2) aqueles oriundos de rebanhos mestiços com predominância de raças zebuínas. Os primeiros são normalmente abatidos ou vendidos ao nascer, para “salsicheiros”, e não interessam aos “invernistas” pela falta de resistência que apresentam às condições existentes nas pastagens. Os últimos são mantidos no rebanho até a desmama, uma vez que são necessários para a “descida do leite” das vacas, sendo desmamados, em sua maioria, leves e desuniformes, o que dificulta seu aproveitamento para a produção de carne.
Vale ressaltar que o aproveitamento do bezerro de rebanhos leiteiros para a produção de carne é de interesse dos produtores de leite e de outros empresários rurais, invernistas e confinadores, interessados em produzir carne a partir desses animais. A atividade também pode beneficiar a todos os integrantes da cadeia agroalimentar da carne bovina, constituída pela indústria de insumos, pecuaristas, indústria frigorífica, exportadores, indústria de embutidos, revendedores, açougues, supermercados, restaurantes e consumidores internos.
O curso “Criação de Bezerros de Raças Leiteiras para Corte”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de oferecer alternativas tecnológicas para a criação desses bezerros, com retorno econômico. A coordenação técnica do curso ficou a cargo do pesquisador Oriel Fajardo de Campos, da Embrapa Gado de Leite, e da pesquisadora Rosane Scatamburlo Lizieire, da Pesagro – Rio.
Você também vai gostar de ler:
- Como criar bezerros de corte
- Curso sobre bezerras de raças leiteiras
- Saiba como criar vacas meio sangue para produção de leite
- Como criar gado de leite confinado
- Aprenda a produzir mais leite e mais bezerros
| Ofertas Relacionadas: | ![]() | ![]() | ![]() Curso Bezerras de Raças Leiteiras do Nascimento ao Desaleitamento Investimento: De R$ 218,00 Mais informações |
|---|---|---|
| CPT Centro de Produções Técnicas |

(1 votos, média: 4,00 de 5) 


Últimos Comentários