Conforto animal para maior produção de leite

Conforto animal para maior produção de leite

Atualmente, a produção de leite no Brasil passa por uma grande transformação, em virtude da nova realidade econômica mundial, com a adoção de modernas tecnologias, visando o crescimento da produtividade. Essa modernização tem sido decisiva para que a atividade leiteira passe de um modelo extrativista para um modelo competitivo e sustentável.

Tal processo adquiriu uma velocidade inesperada para a nossa realidade, transformando rapidamente o setor leiteiro. Alguns dos requisitos básicos para que ocorram essas mudanças nos sistemas de produção de leite são o uso de animais especializados, bom manejo reprodutivo, sanitário e nutricional e, principalmente, o fornecimento de condições adequadas de conforto, especialmente térmico. Esses requisitos independem do sistema de produção adotado, seja ele baseado em pastejo ou em confinamento, com alto ou baixo nível de concentrado, com vacas Holandesas, Jerseys, Pardas, Suíças ou Mestiças.

A importância do estudo do comportamento animal baseia-se, principalmente, na sua utilização como ferramenta auxiliar na solução de problemas que afetam os animais. Deste modo, o conhecimento das atividades diárias dos bovinos pode ser muito útil, visto que, mudanças dessas atividades podem ser indicativas de algum problema de manejo ou de saúde. Além disso, é possível alterar ou melhorar a rotina do rebanho com base nos resultados de pesquisas concernentes ao padrão comportamental.

No curso "Conforto Animal para Maior Produção de Leite", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentados cuidados com o ambiente de vida dos animais, que, na maioria das vezes, não representam aumento significativo de custos, mas podem ajudar a aumentar muito a eficiência dos sistemas de produção. Os coordenadores técnicos do curso são os pesquisadores Aloísio Torres Campos e Maria de Fátima Ávila Pires, da Embrapa Gado de Leite.

http://www.youtube.com/watch?v=mD2HmqfUpdA

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.