Conheça alguns fatores não-genéticos que podem afetar a produção de leite

A quantidade de leite produzido em um período de lactação de até 305 dias é o padrão comumente adotado nas avaliações genéticas

 

Um grande número de fatores não-genéticos pode afetar a produção de leite. Por conveniência, estes são considerados como fatores de meio ambiente, sendo muito importantes por contribuírem com cerca de 75% da variação na produção. Muitos destes fatores podem ser medidos e, por serem responsáveis pelo padrão conhecido de variação na produção, esta poderá ser ajustada levando-os em consideração.

Alguns são fatores existem literalmente por causa do ambiente, como por exemplo: região, fazenda dentro da região, diferenças sazonais de ano para ano, doenças, etc. Outros são de natureza fisiológica, como: sexo, idade, gestação, lactação, efeitos maternos, etc. Em algumas situações, parte da variação não é atribuível a qualquer causa específica genética ou de meio ambiente, sendo, entretanto, também atribuída ao ambiente. Por exemplo, a variabilidade em virtude de interações de herança e ambiente.

Conheça alguns dos fatores:

Duração da lactação

A quantidade de leite produzido em um período de lactação de até 305 dias é o padrão comumente adotado nas avaliações genéticas. A principal vantagem da produção com duração de 305 dias sobre outras é que ela corresponde ao ciclo reprodutivo de uma vaca com um parto por ano. Além disso, a produção neste período é pouco ou não é afetada pela gestação. Um período de lactação de 305 dias permitirá também um período seco de 60 dias.

Nos países de clima temperado, a duração das lactações é pouco variável. O número de lactações que encerram antes dos 300 dias é relativamente pequeno, pelo que existe pouca relação entre o período da lactação e a produção. O mesmo não ocorre em condições tropicais, em que os períodos de lactação são muito variáveis. Em rebanhos Zebus, não controlados, em geral, a variação nos períodos de lactação é alta. Em consequência, não causam surpresa as altas correlações entre produções das vacas e duração da lactação.

Número de ordenhas

Vacas de leite, geralmente, são ordenhadas duas vezes ao dia. Se o número de ordenhas for diferente, a produção deverá ser ajustada para duas, de forma que todas as vacas estarão na mesma base de comparação. Isso é feito multiplicando-se a produção por fator apropriado. Há indicação de aumento de 30% na produção quando se passa de uma para duas ordenhas. Com isso, o fator seria 1,3. Aproximadamente 15% de aumento na produção é esperado ao se passar de duas para três ordenhas. Portanto, ao se converter lactações de três ordenhas para duas, multiplica-se a produção por 0,85. Mesmo em países de pecuária leiteira adiantada, somente uma porção insignificante das vacas é ordenhada mais do que duas vezes. Dessa forma, produções de vacas ordenhadas três vezes ao dia são comumente ajustadas para duas ordenhas, utilizando-se fatores de ajuste apropriados, e tais produções são utilizadas nas avaliações genéticas de touros.

Níveis de manejo e alimentação

O fator mais importante de meio ambiente que afeta a produção é denominado efeito rebanho, que é constituído por vários efeitos combinados. Manejo e alimentação que influem na produção das vacas em um rebanho podem variar entre rebanhos e no mesmo rebanho ao longo dos anos. Quando se comparam produções em diferentes rebanhos, deve-se, portanto, considerar os efeitos de rebanho e o ano. É possível, também, que a variação sazonal na produção seja diferente de ano para ano.

Segundo pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, coordenadores do Curso Melhoramento Genético de Gado de Leite, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o efeito de rebanho é responsável por 20% a 30% das diferenças na produção de leite. Por sua vez, efeitos de rebanho, ano-estação e suas interações são responsáveis por 30% a 50% da variação nas produções ajustadas para idade e período de lactação. O objetivo, portanto, ao se expressar as lactações como diferenças das médias de companheiras de rebanho, é remover a maioria dessas variações.

Equipe de Redação 15-08-2012 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.