Curso de melhoramento genético de gado de leite

Gado de leite melhorado geneticamente

O melhoramento genético do gado de leite pode ser realizado pela seleção dos melhores animais, que serão mantidos no rebanho, para pais da próxima geração e pelos cruzamentos entre animais de uma ou mais raças. Qualquer que seja o procedimento a ser usado, é importante que animais de genética superior sejam identificados, para isso, é de suma importância a avaliação e seleção dos touros e vacas a serem usados.

De acordo com Rui da Silva Verneque, Roberto Luiz Teodoro e Mário Luiz Martinez, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e coordenadores técnicos deste curso, "o ganho genético em um programa de seleção para produção de leite depende mais da seleção de touros do que de vacas, porque os touros produzem muito mais descendentes do que as vacas, principalmente se for usada a inseminação artificial", portanto a decisão sobre qual ou quais touros serão usados é a mais importante para o melhoramento genético dos animais em um rebanho.

Com isso, a intensidade de seleção de machos é maior do que a de fêmeas. Entretanto, a produção de leite não pode ser medida diretamente nos machos. Dessa forma, a avaliação de touros, para características que não se expressam nos machos, deve ser baseada na produção de parentes próximos. No curso "Melhoramento Genético de Gado de Leite" elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, serão apresentados diversos procedimentos e métodos de avaliação de touros e vacas para melhoramento genético.

http://www.youtube.com/watch?v=6QpmIRYK9IA

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.