Conheça as novas exigências para produção de leite

Novas exigências na produção de leite

O leite é um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos, por isso, a preocupação com a preservação de sua qualidade deve começar mesmo antes da ordenha, com os cuidados sanitários do rebanho e os cuidados higiênicos dispensados ao local e aos equipamentos de ordenha. Deve ser lembrado, ainda, o papel preponderante exercido pelas pessoas envolvidas na atividade. Assim, a preservação da qualidade higiênica do leite deve ser encarada sob risco permanente.

Segundo José Renaldi Feitosa Brito e Maria Aparecida Vasconcelos Paiva e Brito, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e coordenadores técnicos do curso, os principais fatores que contribuem para a perda da qualidade do leite são: presença de doenças no rebanho (brucelose, tuberculose, mastite), falta de higiene durante a ordenha, equipamentos e utensílios de ordenha sujos, má qualidade da água, acondicionamento e transporte do leite em condições inapropriadas do ponto de vista de higiene e temperatura (acima de 4ºC). O uso indiscriminado ou incorreto de drogas (antibióticos e outros antimicrobianos, vermífugos, desinfetantes, carrapaticidas), sem respeito ao prazo de retirada da mesma, antes do envio do leite para consumo, é outro fator que contribui para a má qualidade do leite.

A identificação e a correção de cada um dos pontos críticos apontados é um passo importante para garantir a confiança do consumidor e a manutenção da cadeia produtiva do leite no Brasil, a médio e longo prazo. O curso "Novas Exigências para Produção de Leite", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra como implementar os métodos laboratoriais para assegurar objetivamente a qualidade higiênica do leite.

http://www.youtube.com/watch?v=G0BHsX3JwME

Marconi Vieira 20-04-2010 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.