Raça Gir e Raça Girolando

A raça Gir foi introduzida e criada no Brasil para a produção de carne. Graças à seleção efetuada por criadores e pesquisadores, tem-se hoje um raça de dupla aptidão

Raça Gir

Raça Gir

Essa raça é originária da Índia, encontrada principalmente ao sul da península de Kathiawar, onde é conhecida com esse mesmo nome.

História

A raça Gir está no Brasil desde 1911, mas foi no final da Primeira Guerra Mundial que, de fato se estabeleceu. A raça obteve um considerável crescimento no país, influenciando a grande maioria das propriedades pecuárias.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os mestiços de Gir chegaram a receber um preço especial, pela conformação frigorífica e pelo rendimento de carcaça, em Barretos (SP). Nessa época, o Gir espalhou-se, de norte a sul, permitindo a ocupação de territórios nunca antes explorados.

Características

Os animais da raça Gir são de porte médio. A pelagem apresenta 12 cores reconhecidas: vermelho  em todas as tonalidades.

A cabeça é de largura e comprimento médios, perfil ultraconvexo. A fronte é larga, lisa e proeminente, com a marrafa bem jogada para trás. Os chifres são médios, de cor escura, grossos na base, saindo para baixo e para trás, geralmente se dirigindo um pouco para cima e encurvando-se para dentro, com as pontas convergentes.

O corpo é amplo e relativamente comprido. O pescoço no macho é de tamanho médio, coma linha superior tendendo para o horizontal, musculoso, unindo-se ao tronco, harmonicamente. Na fêmea é mais fino e comprido.

Aptidão

A raça Gir foi introduzida e criada no Brasil para a produção de carne. Graças à seleção efetuada por criadores e pesquisadores, tem-se hoje um raça de dupla aptidão, carne e leite.

Raça Girolando

Rala Girolando

Trata-se de uma raça sintética, formada no Brasil.

História

As primeiras notícias do surgimento desses animais são da data da década de 40. Os criadores brasileiros começaram a praticar intensamente o cruzamento de Gir com Holandês com o objetivo de que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade.

Características

Possui cabeça descarnada, proporcional com largura e comprimento médio, perfil retilíneo a ligeiramente subconvexo. A fronte é larga e plana. O olhos são grandes, escuros e brilhantes, de formato elíptico, situados lateralmente e protegidos por rugas da pele. As orelhas são de comprimento médio, relativamente largo, estreitando-se na ponta, de textura fina, posicionando-se para frente e abaixo dos olhos.

Tem a pelagem de cor preta, preta mamona, mamona de preto e mamona clara, preta pintada de branco, castanha em todas as suas tonalidades (clara e escura), castanha manona e mamona de castanho, castanha pintada de branco, vermelho em tonalidades típicas, vermelha pintada de branco. Particularidades: estrela, gargantilhas e bargada. Pelos: curtos, finos, brilhantes, delicados e sedosos. Pele: solta, macia e flexível.

Aptidão

Raça especializada na produção de leite, embora os machos quando criado para abate tem bom desenvolvimento.

Confira outras informações sobre gado leiteiro na área Gado de Leite, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 13-06-2012 Pecuária de Leite
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.