Dicas fáceis para criar curió

Dicas fáceis para criar curió. Em cativeiro, a expectativa de vida do curió chega aos 30 anos, já em habitat natural, vive de 8 a 10 anos. É um pássaro irrequieto, ágil e vivaz, que gosta de dar piruetas no ar. Consegue voar longas distâncias a uma altura relativa.

A característica mais peculiar do curió é seu canto corrido, em escala descendente de assobios, que compõem uma vocalização única entre os pássaros conhecidos no Brasil

Dicas fáceis para criar curió 

Ave de canto inigualável, o curió (Oryzoborus angolensis), conhecido popularmente como papa-arroz e avinhado, é originário do Brasil. Seu tamanho vai de 10 a 15 cm e seu peso até 16g. Apresenta bico preto, curto e robusto, utilizado para triturar sementes. Quando filhote, possui cor marrom, mas assim que chega à fase adulta, adquire cor preta, com peito e barriga no tom vinho, e mancha branca nas asas.

Em cativeiro, a expectativa de vida do curió chega aos 30 anos, já em habitat natural, vive de 8 a 10 anos. É um pássaro irrequieto, ágil e vivaz, que gosta de dar piruetas no ar. Consegue voar longas distâncias a uma altura relativa.

Segundo os professores Fábio M. Hosken e Paulo Augusto Machado, do Curso CPT Criação Comercial de Curiós e Bicudos, a característica mais peculiar do curió é seu canto corrido, em escala descendente de assobios, que compõem uma vocalização única entre os pássaros conhecidos no Brasil. Em especial, quando não interrompem com chilreios a fluência de suas melodias.

Raio-x da ave:

Período fértil da fêmea: 6 meses a 1 ano;
Acasalamento: agosto a março;
Incubação dos ovos: 12 dias;
Quantia de ovos/ninhada: até 3 ovos;
Muda das penas: março a junho.

Dicas para iniciar a criação:

->Para iniciar a criação de curiós, compre as aves de criatórios com registro no Ibama e na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Preocupe-se também em saber a procedência de cada curió (descendentes de linhagens com canto de alta performance).

->As gaiolas devem ser instaladas em local levemente arejado e bastante tranquilo, com boa insolação durante um período curto do dia. Para evitar inimigos naturais da ave, use telas de metal de 4 milímetros ao redor do criatório.

->As gaiolas devem ser feitas de arame galvanizado, com espaçamento da grade de 12 milímetros, e dimensões de 50 x 28 x 36 m. Recomenda-se que tenham piso para facilitar a limpeza e divisórias removíveis.

->No acasalamento, disponha a gaiola do macho entre as gaiolas de duas fêmeas. Elas devem ser unidas com divisórias abertas de forma lenta. Após os 35 dias de vida dos filhotes, separe-os dos pais, pois eles já serão capazes de se alimentarem sozinhos.

->Os curiós comem painço, alpiste, milho, ração balanceada e ovo cozido. Lembre-se também de fornecer às aves grit mineral com pedra canga, farinha de ostra, areia de rio e calcário calcítico.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 13-02-2016 Animais Silvestres
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.