Criação de escargots

Os escargots são animais sensíveis às condições oferecidas pelas instalações e também ao fator climático, oferecido aos animais no criatório. Deve-se ter em uma criação de escargots, local protegido e de fácil leitura, um aparelho para medição de temperatura e outro para medição da umidade relativa

O local para criação de escargot deve ser livre de contato com produtos tóxicos, de fácil acesso, com quantidade suficiente de água, onde possua umidade alta

  O local para criação de escargot deve ser livre de contato com produtos tóxicos, de fácil acesso, com quantidade suficiente de água

Os escargots são animais sensíveis às condições oferecidas pelas instalações e também ao fator climático, oferecido aos animais no criatório. Deve-se ter em uma criação de escargots, local protegido e de fácil leitura, um aparelho para medição de temperatura e outro para medição da umidade relativa do ar.

Dependendo da região, é necessário o uso de aparelhos de ar-condicionado que será dimensionado em função do clima, tamanho da instalação e do volume de animais acondicionados. Deve-se tomar cuidado para não haver o ressecamento do ar da sala com o uso do ar-condicionado. É aconselhável o ligamento às 10:00 horas e o desligamento do aparelho às 14:00 horas (para condições semelhantes à baixada fluminense, no verão e em dias mais quentes).

O problema da umidade do ar é mais difícil de ser controlado pela inexistência de aparelhos no mercado que o solucione. É importante procurar locais que já possuam umidade relativa alta, como encostas de morro ou locais com muitas árvores.

Instalações

O local para criação de escargot deve ser livre de contato com produtos tóxicos, de fácil acesso, com quantidade suficiente de água, onde possua umidade alta e tenha temperatura não muito elevada. É claro que pode ser instalado em locais menos privilegiados, lançando-se mão de equipamentos para apoio e manutenção das condições exigidas na criação.

Um problema que pode aparecer na criação são as formigas carnívoras, que aparecem de um dia para o outro e dizimam uma criação facilmente. Esse problema pode ser resolvido com o isolamento das vias de acesso à criação, com canaletas d’água e óleo queimado. No caso de aparecimento de formigueiros ou formigas na instalação, pode-se utilizar detergentes comuns para o seu extermínio.

O próximo passo é a confecção das caixas criatórias que poderão ser feitas de madeira e recobertas com tela fina de plástico ou metálica. Caixas de madeira, quando utilizadas, requer muito cuidado na sua limpeza, pois em virtude da sua alta capacidade de retenção de água pelas paredes, torna-se propícia ao ataque de fungos. Portanto, é sempre bom ter caixas sobressalentes, prontas para substituições rápidas nesse tipo de criação. As caixas plásticas são mais recomendadas, pois, apesar de possuírem preços um pouco mais elevados, possuem vida útil longa, facilidade de limpeza e padronização dentro da criação, facilitando o manejo pelo tratador.

Quanto aos recipientes destinados para fornecimento de água e ração, nas caixas criatórias, podem ser de materiais diversos; porém, de profundidade baixa, para facilitar o acesso dos animais. Edson Assis Mendes, coordenador do Curso Escargots - A Tecnologia Correta de Criação, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que deve-se ter cuidado com a secagem do recipiente que acondicionará a ração, bem com a quantidade de ração colocada, evitando-se, assim, a incidência de fungos ou desperdício.

Equipe de Redação 18-03-2013 Pequenas Criações
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.