Doenças comuns a humanos e animais de estimação

Doenças comuns a humanos e animais de estimação.

Especialistas descobriram doenças comuns a humanos e animais de estimação, como é o caso do diabetes

 Doenças comuns a humanos e animais de estimaçãoNa Inglaterra, alguns especialistas descobriram doenças comuns a humanos e animais de estimação, como é o caso do diabetes. No gato, o diabetes tipo 2 ocorre com mais frequência; já no cão, o do tipo 1 é mais comum. Mas não é só essa doença que afeta animais e humanos de forma idêntica, há também o hipo e hipertiroidismo, a epilepsia e até mesmo o ataque do vírus da imunodeficiência - conhecido como HIV nos humanos.

Independentemente do tipo de doença, é de suma importância detectar os sinais dos sintomas para que o pet seja encaminhado ao médico veterinário para tratamento. Vejamos as principais doenças:

Epilepsia

A epilepsia é um mal que ataca a humanidade há séculos. Os felinos também podem apresentar essa doença, mas os cães são os campeões - em 100 cães, um apresenta epilepsia. Infelizmente, a maior parte dos sintomas não é perceptível. Quando a doença está no estágio máximo, pode causar convulsões. Os médicos veterinários prescrevem aos pets pílulas antiepilépticas, mas elas não surtem os mesmos efeitos de um animal para outro. Aos animais que apresentam quadros de epilepsia, recomenda-se uma dieta composta de ácidos graxos.

Diabetes tipo 1 e tipo 2

Tanto os humanos como os gatos apresentam maior incidência de diabetes tipo 2. Infelizmente o número de gatos com diabetes tem aumentado nas últimas décadas e, hoje, em 200 felinos, um apresenta a doença. Isso acontece devido ao sedentarismo, pois muitos vivem em apartamentos e não saem como antigamente. Além disso, muitos donos alimentam seus gatos várias vezes ao dia. Como consequência, eles se tornam obesos, ou ainda podem contrair o diabetes. Já nos cães, em 1000 cães, um apresenta diabetes. Mas a doença se manifesta no tipo 1 - fase da doença em que o organismo para de produzir insulina. Os sintomas mais comuns nos pets são: perder peso, urinar com frequência e beber água em excesso.

Vírus da Imunodeficiência Felina

Doença comum nos humanos, conhecida como HIV, mas nos felinos é denominada FIV. Trata-se do ataque do Vírus da Imunodeficiência Felina, que reduz a imunidade dos gatos. Com isso, o organismo dos pets não consegue combater infecções. Atualmente, até 3% dos gatos norte-americanos apresentam FIV. Dentre os principais sintomas, temos: infecções crônicas na pele, olhos, bexiga e vias aéreas superiores, febre, perda de apetite, perda de peso e fragilidade dos pelos.

Hipo e hipertiroidismo

No hipertireoidismo, a glândula tireoide produz hormônios em excesso. A doença pode atacar os felinos, que passam a apresentar os seguintes sintomas: aumento do apetite, perda de peso e hiperatividade. O médico veterinário pode prescrever injeções de iodo radioativo, que elimina as células superativas. Nesse caso, os gatos devem ser isolados durante o tratamento para que a caixinha de areia não se contamine com radiação. Em relação aos cães, o problema mais comum é o hipotireoidismo - pouca atividade da glândula tireoide. Em 1000 cães, um apresenta a doença, cujos sintomas mais comuns são: lentidão e aumento de peso.

Fonte: Veja Abril.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Pet.

 

Andréa Oliveira 20-04-2017 Pequenas Criações
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.