Produção de insetos para alimentação animal

A criação de insetos para o agronegócio tem despertado o interesse de muitos produtores brasileiros. A prática já vem sendo muito utilizada para controle biológico, para produção de seda e no setor apícola mas, agora, produtores têm apostado na produção de insetos para a alimentação animal.

Mercado e produção de insetos para alimentação animal

Os insetos são ricos em proteínas, minerais e gorduras

A produção de insetos para o agronegócio tem despertado o interesse de muitos produtores brasileiros. A prática já vem sendo muito utilizada para controle biológico, para produção de seda e no setor apícola mas, agora, produtores têm apostado na produção de insetos para a alimentação animal.

Já existe no Brasil uma empresa produtora de insetos com a finalidade de alimentar animais. A Nutrinsecta comercializa insetos vivos ou desidratados para consumo em todo território brasileiro. Os insetos produzidos por esta empresa são: tenebrio gigante, tenebrio comum, grilo, barata e mosca.

Fonte de proteínas

Os insetos são ricos em proteínas, minerais e gorduras. Além disso, concentram uma grande porcentagem de aminoácidos.

Os insetos são classificados como Concentrado Proteico de Origem Animal e, consequentemente, podem substituir satisfatoriamente alimentos como: farinha de vísceras de frango, de peixes, de sangue, de penas e a farinha de carne e osso.

Mercado

No Brasil é muito comum a criação de besouros para a alimentação de pássaros. Hoje em dia é possível encontrar, também, grande consumo de tenebrio gigante, grilo preto, mosca e barata. Esses insetos integram a alimentação de espécies onívoras, insetívoras, frugívoras, granívoras e herbívoras, além de contribuir para a alimentação de peixes, aves e suínos.

Produção

Criar insetos pode ser em uma produção pequena ou em uma produção industrial em larga escala. É um investimento que vale a pena por se tratar de uma produção de baixo custo. O material orgânico para alimentar os insetos é de fácil acesso e restos de comida podem ser utilizadas para essa prática.

Conheça os cursos CPT da área Pequenas Criações, elaborada pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 18-06-2013 Pequenas Criações
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.