Como abrir e operar uma pequena oficina gráfica

Os equipamentos devem possuir folga de produção que possibilite uma expansão futura

Abrir pequena empresa/oficina gráfica

Antes de iniciar a montagem de uma pequena gráfica e de escolher sua localização, é necessário fazer um estudo do mercado e uma pesquisa na região que se pretende atender.

Será preciso escolher criteriosamente os equipamentos que irá adquirir. Em primeiro lugar, o maquinário deve ser de qualidade e ter garantia de assistência técnica eficiente. Além disso, devem ter capacidade de produção adequada às necessidades iniciais da empresa, mas sempre com uma folga que possibilite uma expansão futura. Deve-se ressaltar que a opção pelo valor do investimento não deve ficar limitada à capacidade financeira do empresário, sendo importante a análise do mercado consumidor e concorrentes existentes na região pretendida, de forma a se evitar um inadequado dimensionamento do negócio.

Para o sucesso da oficina, é importante que seja traçada uma boa estratégia de marketing. Para isso, o empreendedor deve ser realista, humilde e ter bom senso. O marketing é a ferramenta para conseguir minimizar a margem de erro na condução de uma empresa, é a forma de dimensionar os consumidores. O empresário deve pensar em estratégias de marketing antes mesmo de começar a planejar a estruturação de sua gráfica.

O curso “Como Montar e Operar uma Pequena Oficina Gráfica”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, contém informações importantes para aqueles que desejam montar uma pequena gráfica, buscando nova alternativa de trabalho. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da empresária Maria Mazarello Rodrigues, jornalista e mestre em editoração pela Universidade de Paris, na França, e professora Nícia Mafra, artista plástica, experiente profissional na produção de papel artesanal e encadernação.

http://www.youtube.com/watch?v=uLgzvyaAcFs

Marconi Vieira 29-03-2010 Como Montar

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