Empresa de limpeza: Corpo técnico e administrativo

Uma empresa de limpeza, que já se encontra estabilizada no mercado, é constituída por quatro setores distintos: a diretoria, a gerência, as supervisões e o setor de limpeza, em que cada um exerce funções distintas e específicas dentro da empresa e, por isso, é muito importante estar atento ao

Diretoria, gerência, supervisão e setor de limpeza de uma empresa de limpeza

  O setor de limpeza será constituído pelos auxiliares de limpeza, que são os profissionais responsáveis pela execução dos serviços de limpeza nos estabelecimentos

Uma empresa de limpeza, que já se encontra estabilizada no mercado, é constituída por quatro setores distintos: a diretoria, a gerência, as supervisões e o setor de limpeza, em que cada um exerce funções distintas e específicas dentro da empresa e, por isso, é muito importante estar atento ao perfil de cada um.

A diretoria: este setor é ocupado pelo diretor-presidente, autoridade máxima da empresa,  responsável pela tomada de decisões administrativas e financeiras. Na maioria das vezes, esse cargo é ocupado pelo próprio dono do negócio. O diretor-presidente, além de ser uma pessoa de bom relacionamento social, deve possuir as seguintes características:

  • em primeiro lugar, deve gostar do tipo de atividade que se propõe a trabalhar, que, neste caso, refere-se à limpeza de diferentes ambientes, equipamentos e superfícies;
  • possuir segundo grau completo ou curso superior;
  • possuir capacidade de comunicação, de liderança, de negociação e de administração de negócios;
  • apresentar bom equilíbrio emocional e psicológico;
  • ter conhecimentos de informática;
  • ter experiência no mundo dos negócios, de preferência com quatro anos ou mais de trabalho nesse ramo;
  • ser uma pessoa interessada e possuir motivação para estar sempre aprendendo sobre a atividade que se propõe a exercer;
  • não deixar a área operacional a cargo de supervisores ou gerentes, achando que não é importante conhecer as metodologias de serviços;
  • conhecer a legislação vigente e saber quais são as obrigações legais de sua empresa;
  • ser precavido o bastante assumindo, com responsabilidade e segurança, as capacidades e limitações da sua empresa.

A gerência: deverá ser ocupada por profissionais responsáveis pelas seguintes tarefas:

  • negociação e contratação de serviços a serem prestados pela empresa;
  • aprovação de compras de produtos e acessórios;
  • compra ou locação de equipamentos;
  • implantação de programas de treinamento e reciclagem operacional para os funcionários;
  • contratação de pessoal.

Quando a empresa já estiver consolidada no mercado, normalmente, a presidência, a gerência e a supervisão serão exercidas por pessoas distintas, pois, nesses casos, o número de clientes é grande e, em consequência, o volume de serviços torna inviável que apenas uma pessoa acumule as três funções. Porém, para o caso de pequenas empresas e, também, as recém implantadas, é perfeitamente possível, e até desejável, que apenas o proprietário exerça as funções de direção, gerência e supervisão dos serviços prestados.

As supervisões: a supervisão deverá ser ocupada por supervisores, que serão os profissionais responsáveis por:

  • instruir os funcionários a respeito dos melhores métodos de limpeza para cada situação;
  • realizar vistorias antes e após os serviços serem concluídos por seus funcionários;
  • lidar diretamente com os clientes, ouvindo sugestões e críticas procurando solucionar pequenos problemas que eventualmente possam ocorrer nos locais onde os serviços são prestados.

O setor de limpeza: este setor será constituído pelos auxiliares de limpeza, que são os profissionais responsáveis pela execução dos serviços de limpeza nos estabelecimentos. Portanto, eles serão os representantes da empresa junto aos clientes, e, por isso, devem apresentar as seguintes características:

  • serem altamente competentes nas suas funções, conhecendo bem as técnicas de limpeza, os equipamentos e os produtos a serem utilizados;
  • serem fiéis às instruções e recomendações passadas pelo supervisor;
  • é muito importante que os auxiliares de limpeza mantenham sempre um comportamento ético durante o seu trabalho. Como inevitavelmente conviverão com as atividades dos clientes, os auxiliares de limpeza nunca deverão interferir em assuntos, negócios, serviços ou atividades de descontração e lazer que estiverem sendo realizadas;
  • devem ser pacientes com os clientes, procurando ouvir eventuais sugestões e reclamações e nunca discordar deles. Mesmo que o auxiliar de limpeza julgue uma reclamação sem fundamento, ele deverá ouvi-la até o final. Só depois, ele deverá dizer ao cliente que tudo será levado ao conhecimento do supervisor de limpeza para que as medidas necessárias sejam tomadas;
  • devem trabalhar sempre uniformizados;
  • por fim, os auxiliares de limpeza deverão ser caprichosos, cuidadosos e rápidos, para concluir o serviço rapidamente sem danificar nada e liberar os ambientes no menor tempo possível.

José Osmar Viviani, coordenador do Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que, em geral, o salário de auxiliares de limpeza varia entre um e três salários mínimos.

Equipe de Redação 08-07-2013 Como Montar

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Comentários

Gilberto Cardoso da Costa

16-12-2022

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16-12-2022

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