Técnicas de fabricação de doces e geleias

A industrialização é a forma mais segura e econômica de aproveitamento das frutas

Como montar uma pequena fábrica de doces e geleias

Dentro do segmento do agronegócio, a agroindústria é, reconhecidamente, um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira. Responsável por parcela significativa das exportações do país, o setor lidera também as estatísticas de geração de empregos e de números de estabelecimentos industriais. Sabe-se, também, que os efeitos multiplicadores dos investimentos na atividade agroindustrial são altamente expressivos. Poucas atividades econômicas apresentam índices socioeconômicos tão elevados.

Nesse âmbito, a industrialização é a forma mais segura e econômica de aproveitamento das frutas, por causa do alto índice de perecibilidade das mesmas. Os doces em pastas, as geleias e as compotas ou frutas em calda estão entre os principais produtos resultantes da industrialização das frutas, assim como as frutas cristalizadas e as secas ou desidratadas, que vem, nos últimos anos, aumentando muito sua aceitação no mercado nacional.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a preocupação tem sido obter um diferencial, que crie novas opções de renda para o produtor e agregue valor aos produtos agrícolas. A comercialização pode ser feita de várias maneiras, pois as geleias e doces atendem às necessidades de vários segmentos do comércio de alimentos, tais como supermercados, bares, lanchonetes, restaurantes e outros. Além disso, as empresas distribuidoras de produtos alimentícios representam uma considerável fatia de mercado a ser explorada.

O curso "Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Doces e Geleias", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, em parceria com a CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, mostra como montar uma pequena agroindústria, apresentando as técnicas adequadas de produção de alguns tipos de doces e geleias, como: goiabada, doce de banana, mamão e até mesmo cacau. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Camelo Mororó, pesquisador da CEPLAC e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz.

http://www.youtube.com/watch?v=W64dQIXBtUs

Marconi Vieira 11-11-2010 Como Montar
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.