Como montar uma empresa de limpeza - tipos de limpeza

O mercado para atuação de uma empresa limpadora é muito amplo e engloba desde as tarefas mais simples, como a retirada de poeira de uma superfície, até situações bastante complexas, como limpezas de UTI’s, berçários, aeronaves, laboratórios, indústrias alimentícias, cozinhas industriais, parte

Aprenda a fazer limpeza em pisos e em carpetes

Para fazer a remoção de ceras velhas e desgastadas, deve-se, primeiramente, espalhar sobre o piso um removedor de ceras, o qual deverá estar diluído em água, conforme orientações do fabricante

O mercado para atuação de uma empresa de limpeza é muito amplo e engloba desde as tarefas mais simples, como a retirada de poeira de uma superfície, até situações bastante complexas, como limpezas de UTI’s, berçários, aeronaves, laboratórios, indústrias alimentícias, cozinhas industriais, parte externa de prédios altos, fábricas de medicamentos, entre outros.

Entretanto, serviços dessa complexidade só devem ser contratados por aquelas empresas que já possuem o pleno domínio das técnicas, ou seja, aquelas que já têm vários anos de experiência no trabalho e que, por isso, se encontram bem consolidadas no mercado. Neste sentido, os gerentes das novas empresas de limpeza deverão se preocupar, primeiro, em dominar as técnicas rotineiras que correspondem à grande maioria das situações, ou seja, devem contratar serviços em ambientes menos complexos, como escritórios, consultórios médicos, academias de ginástica, escadarias e fachada de pequenos prédios.

Confira alguns procedimentos de limpeza:

Limpeza de pisos

Enceradeira industrial: a enceradeira industrial é um equipamento que deverá ser utilizado nas atividades de remoção de ceras velhas e desgastadas dos pisos, para dar acabamento e brilho, quando novas ceras são aplicadas. Além disso, a enceradeira industrial poderá ser utilizada, também, para fazer a limpeza de pisos rústicos, principalmente em locais externos.

Para fazer a remoção de ceras velhas e desgastadas, deve-se, primeiramente, espalhar sobre o piso um removedor de ceras, o qual deverá estar diluído em água, conforme orientações do fabricante. A seguir, deve-se utilizar a enceradeira equipada com escova de nylon, quando se tratar de piso rústico e áspero ou com suporte e disco preto, se o piso for liso. Naqueles recintos que não dispõem de ralo, a remoção suja deverá ser feita utilizando-se um aspirador de líquidos. Em seguida, deve-se fazer o enxágue do piso e, para finalizar a limpeza, deve-se proceder a sua secagem com pano limpo e macio.

Limpeza de carpetes

Em ambientes residenciais e comerciais é comum utilizar pisos acarpetados, por serem práticos e tornarem os ambientes confortáveis. Entretanto, os carpetes requerem cuidados especiais no momento de se fazer a limpeza. Isto é necessário porque a sua própria constituição favorece o desenvolvimento de vários tipos de microrganismos entre suas fibras, como os ácaros e bactérias, que, por sua vez, poderão causar irritações e desconforto para os frequentadores do ambiente. Por isso, a maneira mais correta de se limpar os pisos acarpetados é fazendo uso da extratora abastecida com xampu especial para limpeza de carpetes. Para isso, deve-se proceder da seguinte maneira:

1º Passo: fazer o abastecimento de um dos compartimentos da extratora, utilizando xampu diluído em água;

2º Passo: fazer o isolamento temporário do ambiente, utilizando as placas sinalizadoras;

3º Passo: passar a extratora sobre o carpete, o que fará com que seja lançado um jato de espuma sobre ele. A função desse xampu é atuar em todas as camadas do carpete, desde os pelos superiores até a sua base, permitindo, assim, que sujidades e microrganismos sejam desgarrados das fibras. Por outro lado, ao mesmo tempo que lança o xampu a extratora realiza uma forte sucção sobre o piso, fazendo com que o excesso de água e xampu, juntamente com as impurezas, sejam conduzidos para dentro de outro compartimento do equipamento. Portanto, em uma única operação, a extratora lava, escova e recolhe os detritos removidos, juntamente com a solução aplicada em forma de espuma. Tudo isso é feito sem deixar vestígios de espuma e com um mínimo de umidade, de tal maneira, que, mantendo-se a temperatura ambiente, em apenas 30 minutos toda a superfície estará seca. Além disso, adaptando-se uma ponteira menor nesse equipamento será possível, também, realizar o mesmo tipo de limpeza em cadeiras de estofados de tecidos.

Aprenda como fazer limpeza em banheiros, em divisórias, portas e janelas de vidro, adquirindo o Curso Como Montar e Operar uma Empresa de Limpeza, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 04-06-2013 Pequenas Empresas
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.