Todo administrador deve conhecer os custos de produção de sua empresa

Muitos gerentes confundem os conceitos de custo e despesa

Curso Como Administrar Pequenas Empresas - Planilha de Custos

Para enfrentar a forte concorrência dos dias atuais, toda empresa deve contar com um administrador capaz de se atentar a diversos fatores do seu ramo de atividade. Em certos segmentos do mercado, o prazo de entrega é fator determinante, já em outros, pode ser a qualidade do produto ou o atendimento aos clientes. Porém, em todos os ramos, o administrador deve dar uma atenção especial a um fator, o custo dos produtos ou serviços oferecidos.

Conhecer bem esses custos ajudará a empresa a saber com maior precisão o quanto lucrará no período corrente e a preparar um orçamento preciso para o próximo ano. Com isso, certamente será possível destinar uma quantia maior de verba para outras atividades da organização, tais como preço, qualidade e tecnologia.

De acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, coordenador técnico do curso Como Administrar Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "o planejamento financeiro trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento, e traça indicadores econômico-financeiros."

Dentre as pessoas responsáveis por administrar as empresas, hoje, é comum encontrar gerentes que não conhecem os custos dos produtos ou serviços oferecidos pela própria organização. Também existem aqueles que pensam que sabem, mas que na realidade acabam confundindo custos e despesas.

Custos são aqueles gastos relacionados diretamente com a produção, portanto variam de acordo com a venda. Já as despesas são os gastos relacionados com a estrutura de administração da empresa e não variam de acordo com as vendas.

http://www.youtube.com/watch?v=OwP9pHbY8LY

Marconi Vieira 25-01-2011 Gestão
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.