A administração financeira de uma empresa cuida da aplicação e da melhor utilização possível de seus recursos. Envolve decisões de investimento, financiamento e utilização do lucro líquido, bem como a obtenção de recursos financeiros e a análise de seu uso. Assim, é perceptível a necessidade de uma eficiente gestão monetária, responsável por traçar as diretrizes da organização.
O crédito também é função das finanças. Para sua concessão, faz-se necessária a avaliação de critérios para seleção de clientes e dos respectivos riscos, o que caracteriza a política de crédito. Essa facilita as vendas, além de satisfazer as necessidades do consumidor. As empresas devem, também, adotar procedimentos para o recebimento das duplicatas em seu vencimento, tentando minimizar ao máximo a inadimplência.
Para orientar na administração financeira das empresas, o CPT - Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa, com a coordenação técnica do professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, mestre em marketing, sistemas de informação e processo decisório; especialista em administração financeira e consultor de empresas.
No mesmo, o aluno recebe informações sobre a gestão e concessão de crédito; como deve ser a política de crédito, vendas e recebimentos; bem como aprende sobre os títulos de crédito e a calcular o risco de inadimplência.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.
As políticas básicas de crédito e cobrança devem ser definidas de forma objetiva, a fim de servirem como instrumento orientador no processo de decisão gerencial.
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